Magoo News Publicidade 1200x90
20/05/2022 às 09h59min - Atualizada em 20/05/2022 às 09h59min

Cultura + Cotidiano Digital

20/05 a 27/05

Meio

Cultura

Morreu ontem, em Paris, aos 79 anos, o tecladista e compositor grego Vangelis, famoso pelas trilhas sonoras de filmes como Blade Runner (Spotify) e Carruagens de Fogo (Spotify), que lhe rendeu o Oscar em 1982. Nascido Evángelos Odysséas Papathanassíou, Vangelis aprendeu sozinho a tocar piano e, em 1968, vivendo na França por conta da ditadura em seu país, formou com o vocalista Demis Roussos e outros dois expatriados o grupo progressivo Aphrodite’s Child (Spotify), que durou até 1972 e emplacou sucessos como The Four Horseman (Spotify). A partir de 1975, dividiu-se entre álbuns solo e trilhas sonoras, além de manter entre 1980 e 1991 uma parceria com Jon Anderson, vocalista do Yes – Deborah (Spotify), de 1983, fez enorme sucesso no Brasil. A família não divulgou a causa da morte, mas Vangelis estava internado para tratamento de covid-19. (Variety)


Era óbvio que a turnê de despedida de Milton Nascimento teria uma grande procura. Com ingressos esgotados no Rio e em São Paulo, o cantor anunciou mais uma data extra para os cariocas, em 5 de agosto, e duas para os paulistas, em 24 e 25 de setembro. As vendas começam ao meio-dia de hoje. (Folha)

A Disney+ lançou esta semana o primeiro trailer da série Mulher-Hulk – Defensora de Heróis, estrelada por Tatiana Maslany, de Orphan Black. O resultado não foi bem o esperado. Os fãs não perdoaram a tosqueria dos efeitos gráficos usados para transformar a atriz, de 1,63m, na enorme e curvilínea heroína da Marvel. A maioria comparou o resultado com a princesa Fiona, da série Shrek. Injustiça. A animação de Fiona é melhor. A expectativa é que a Disney+ faça um upgrade nos efeitos até a estreia, prevista para 17 de agosto. (Epic Stream)

Acompanhada por um trio de violão e sopros, Mônica Salmaso canta hoje uma seleção de sambas de Wilson Batista em show transmitido pelo Itaú Cultural.Confira os destaques da agenda cultural.

Já está disponível nas plataformas o álbum Moacir de Todos os Santos (Spotify), último trabalho da Orkestra Rumpilezz sob a batuta de seu fundador, Letieres Leite, que morreu em outubro do ano passado. Caetano Veloso e Raul de Souza são convidados especiais.

A etapa carioca do Festival MITA será transmitida amanhã e no domingo pelo Multishow, tanto na televisão como no YouTube. A programação mescla atrações internacionais, como as bandas Gorillaz e Two Door Cinema Club, e nomes brasileiros de diferentes gerações, de Gilberto Gil a Liniker.

 

separador

separador

Viver

A vacinação contra a covid-19 no Brasil está estagnada, aponta boletim (íntegra) divulgado nesta quinta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A instituição se diz preocupada com a desaceleração na curva de cobertura da terceira dose e a lentidão na vacinação de crianças. Mesmo iniciada há cinco meses, a imunização de pessoas entre 5 e 11 anos ainda não chegou a 30%. Para a Fiocruz, a pandemia no momento se compara a uma “paz armada” com a arma sendo a vacina. (Poder360)

E está errado quem imagina que ter contraído a variante ômicron está protegido sem a vacina. Publicado esta semana, um estudo em camundongos mostrou que essa cepa não oferece anticorpos contra outras, como a delta, mais letal. O levantamento foi repetido em um pequeno grupo de pessoas, com o mesmo resultado, comprovando que só a imunização realmente protege. (g1)


Se não for remediada, a perda de aprendizagem provocada pelo fechamento de escolas durante a pandemia de covid-19 provocará, no futuro, uma perda de 9,1% na renda dos atuais estudantes, avalia o FMI. A projeção só é pior no México (9,9%) e na Indonésia (9,7%). Embora tenham atingido todo o mundo, as perdas no aprendizado foram maiores nos países emergentes, onde o acesso à internet e, por conseguinte, ao ensino remoto, é menor, especialmente entre a população de renda mais baixa, aumentando a desigualdade social. (Folha)

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou por unanimidade constitucionais as punições a motoristas que se recusarem a fazer o teste do bafômetro. O relator, ministro Luiz Fux, considerou que o princípio de que uma pessoa não pode produzir provas contra ela mesma se aplica ao direito penal, enquanto a multa pela recusa ao bafômetro é administrativa. Os 11 ministros também rejeitaram o estabelecimento de níveis mínimos aceitáveis de álcool no sangue de motoristas. Foi mantida ainda a proibição de venda de bebidas alcoólicas em rodovias, com voto contrário apenas do ministro Kássio Nunes Marques. (UOL)

A Nasa está às voltas com uma “anciã” ativa, mas problemática. Trata-se da sonda espacial Voyager 1, lançada em 1977 para explorar o sistema solar e o espaço interestelar. Distante 23,3 bilhões de quilômetros da terra, já no espaço profundo além da heliosfera, ela está apresentando discrepâncias nas leituras do sistema de articulação e controle de altitude, o que pode prejudicar sua comunicação com a Terra. Os técnicos da Nasa acreditam que identificado o problema, poderão corrigi-lo com atualizações de software. (CNN Brasil)

separador

separador

Cotidiano Digital

Um grupo de senadores dos Estados Unidos apresentou nesta quinta-feira uma proposta de lei que pode forçar o Google e a Meta, controladora do Facebook, a desmembrar seus negócios de anúncios online. Se aprovado, o chamado Ato de Competição e Transparência na Publicidade Digital pode proibir empresas que processam mais de US$ 20 bilhões em publicidade digital ao ano de atuar em mais de um ecossistema de anúncios digitais. No caso do Google, que é dominante em toda a cadeia de compradores e anunciantes, a nova lei pode resultar em desinvestimentos significativos nos negócios da companhia. Entenda. (Estadão)


Meio em vídeo.  Você sabe o que o julgamento do caso Amber Heard e Johnny Depp, Elon Musk, Joe Biden e aborto têm em comum? São os assuntos de maior interesse e procura nas redes sociais nos EUA, estando à frente, inclusive, da guerra na Ucrânia, da alta da inflação e da covid-19. Pode não parecer, mas esses personagens têm mais conexões do que a gente pensa. Descubra nesta edição de Pedro+Cora. (YouTube)E após diversos adiamentos, a Boeing lançou com sucesso ao espaço na noite de ontem a cápsula Starliner. Denominada OFT-2 (sigla em inglês para Teste de Voo Orbital-2), a missão não tripulada partiu de um complexo de lançamento na Flórida, Estados Unidos, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Se tudo ocorrer bem em órbita, a empresa estará apta para receber astronautas em voos futuros, tornando a Boeing a segunda empresa privada autorizada a transportar tripulações da Nasa e concorrente direta da SpaceX. (The Verge)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp