Magoo News Publicidade 1200x90
19/05/2022 às 16h58min - Atualizada em 19/05/2022 às 16h58min

Seminário discute o papel da cultura tropeira na história de Itabira

Evento, que acontece entre os dias 26 e 27 de maio, faz parte da programação do I Festival da Cultura Tropeira, no distrito de Ipoema

PMI

A Prefeitura de Itabira promove o I Festival da Cultura Tropeira, no distrito de Ipoema, entre os dias 20 e 28 de maio. Com uma programação ampla e totalmente gratuita, o evento busca valorizar, resgatar e reafirmar as tradições e costumes do tropeirismo. Entre os destaques da programação, show com Renato Teixeira, oficina de Gastronomia Tropeira, e o seminário “O papel da cultura tropeira na história de Itabira”.

Marcado para acontecer nos dias 26 e 27 deste mês, das 9h às 17h, no Salão Paroquial de Ipoema, a atividade tem como tema central a cultura tropeira como atrativo turístico e patrimônio cultural no distrito. O seminário se apresenta como uma oportunidade de discussão e reconhecimento da importância histórica do tropeirismo na vida dos cidadãos itabiranos.

Durante o evento, os participantes contarão com as palestras História, Memória, Identidade e Patrimônio Cultural, ministrada pela professora mestra da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Maura Silveira Gonçalves de Brito; e Raízes Culturais de Ipoema: Um Olhar Sobre a Identidade Tropeira, com a gestora do Museu do Tropeiro, Tayane D’Ávila Campos. Após as palestras, haverá roda de conversa sobre os assuntos abordados.

O público poderá conferir ainda a mesa de debate sobre Tropeirismo no Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Itabira: Desafios e Perspectivas, com a participação da secretária municipal de Educação, Laura Souza e das professoras Ana Paula Brandão Silva (coordenadora de História da Secretaria Municipal de Educação) e Valéria Alves Oliveira (coordenadora de Geografia da rede municipal de ensino de Itabira).

Outra mesa que promete agregar muita informação aos participantes abordará “O papel dos museus e do patrimônio cultural no processo de preservação da história e cultura”. A atividade será ministrada pela museóloga e chefe da Seção de Acervo e Pesquisa da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Gabriela Cristina dos Santos; a responsável pela Diretoria de Patrimônio Histórico da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (Comphai), Daniele Miranda Vieira Souza; e Tayane Campos.

De acordo com o assistente de Programas e Projetos da Prefeitura de Itabira e intermediador do seminário, José Carlos Fernandes Lima, a partir do seminário será possível reconstruir a trajetória de Itabira e de Ipoema, além de refazer o percurso que gerou mudanças no modo de vida do itabirano. “O Brasil que temos hoje foi, em larga medida, desenhado e até mesmo descoberto, durante os séculos XVII e XVIII, quando tropeiros fizeram integrar o distante sul ao Império, abrindo e descobrindo novos caminhos”, disse.

A atividade continua na sexta-feira (27), com discussão sobre empreendedorismo (palestra “Empreendendo no espaço rural: a gestão qualificada do empreendimento é o seu fator de sucesso”, com o professor doutor Marcelo Silva Ângelo Ferreira), turismo (“Planejamento turístico para Itabira e seus distritos”, com a superintendente da Prefeitura de Itabira, Carina Bismarck, e a analista técnica do Sebrae, Gina Ambrósio) e associativismo (“A importância do associativismo no desenvolvimento do turismo em Ipoema: potencialidades turísticas e relatos de experiências empreendedoras, desafios e perspectivas, com cases de sucesso de Ipoema). O prefeito Marco Antônio Lage fará o encerramento do seminário coma entrega de certificados aos participantes.

Este evento coloca definitivamente Ipoema e região como referências cultural e turística, pois além do Museu do Tropeiro, os patrimônios natural e histórico são relevantes atrativos, que despertam curiosidade e desejo do turista em conhecer e vivenciar as características bucólicas e rurais bem preservadas, além das tradições e costumes do referido distrito”, explicou José Carlos Fernandes Lima.

O seminário, bem como toda as atrações do I Festival da Cultura Tropeira, é aberto ao público. Para participar, o interessado deve fazer o credenciamento no dia 26, a partir das 8h, no Salão Paroquial de Ipoema. A programação completa do festival está disponível no site: www.festivaldotropeiro.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp