Magoo News Publicidade 1200x90
19/05/2022 às 16h56min - Atualizada em 19/05/2022 às 16h56min

Itabira promove novo mutirão de castração e estima esterilizar e chipar mais 420 animais

A próxima etapa do mutirão irá castrar e chipar animais previamente inscritos, com idade entre 4 meses e 8 anos

PMI

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia mais uma etapa de mutirão de castração de animais de 24 a 26 de maio e de 30 de maio ao dia 3 de junho, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. A ação atende uma política de saúde pública da Prefeitura de Itabira para promover bem-estar de cães e gatos do município, além de garantir o controle populacional de animais domésticos. Nesta etapa a previsão é esterilizar cerca de 420 animais, inscritos previamente no mês de abril.

O mutirão é realizado pela Diretoria de Controle de Zoonoses, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), órgão responsável pela licitação e contratação do Castramóvel da ONG Pets Sem Fronteiras.

Os animais cadastrados foram selecionados pela Zoonoses, que já faz contato com os tutores para orientação do pré e pós-operatório. As determinações valem para tutores de animais domiciliados e em situação de rua.

Para a realização do procedimento é necessário:

- Chegar ao local com uma hora de antecedência, já que em caso de atraso corre-se o risco de perder a vaga;

- Não poderão ser cadastrados cães com menos de 2 kg, acima de 30 kg, no cio, doentes, obesos ou prenhes;

- Comparecer ao local com comprovante de endereço em nome do cadastrado, cônjugue, do pai ou da mãe;

- Apresentar RG e CPF;

- O animal deve chegar ao local com jejum hídrico de duas horas e alimentar de oito horas no mínimo;

- É necessário que o animal faça uso de vermífugo e remédio contra pulga e carrapato, 72 horas no mínimo, antes da cirurgia;

- É preciso transportar cães e gatos dentro da caixa apropriada para o peso do animal, no caso de cachorro podem ser levados com guia ou focinheira;

- Para animais de raça pura é preciso apresentar exames como hemograma completo, função renal, função hepática e proteínas totais, ecocardiograma e eletrocardiograma;

- É obrigatório levar roupa cirúrgica (fêmeas), uma camiseta de malha (para confecção) e colar elizabetano, para impedir contato do animal com a ferida cirúrgica;

- Animais em lista de espera serão castrados mediante a disponibilidade;

Após a cirurgia os tutores devem seguir algumas orientações:

- Ao chegar em casa, manter o animal aquecido por 24h (caminha/cobertor);

- Fornecer água e comida quatro horas após a cirurgia;

- Não deixar o animal lamber ou coçar a ferida cirúrgica;

- É obrigatório o uso de colar de restrição e/ou roupa pós-cirúrgica industrial ou adaptada.

A Secretaria informa que a cirurgia de castração é responsabilidade da empresa Pet Sem Fronteiras, que atenderá todas as intercorrências. A empresa poderá ser contactada pelo telefone (31) 98460-0005 e dará as devidas orientações e encaminhamentos, se necessário, para a clínica de referência indicada por ela.

Em tempo

A SMS, por meio da diretoria de Zoonoses, vem seguindo a legislação que preconiza o controle populacional de cães e gatos em situação de rua, realizando a castração e microchipagem, associado à conscientização da população para adoção e guarda responsável.

O mutirão de castração teve início em agosto de 2021, onde foram realizados 273 procedimentos cirúrgicos. Na segunda etapa, que aconteceu em fevereiro deste ano, mais 218 cães e gatos foram atendidos.

Ainda em abril, a SMS realizou em parceria com entidades do município o “Dia de cão”, com diversas atividades voltadas para a saúde e bem-estar do animal, incluindo a feira de adoção.

Mutirão realizado no Parque de Exposição


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp