Magoo News Publicidade 1200x90
17/05/2022 às 16h45min - Atualizada em 17/05/2022 às 16h45min

Serviços de saúde mental de Itabira promovem atividades em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio é celebrado como a data que marca a luta dos profissionais da área, usuários e familiares por um tratamento mais humanizado

PMI

ara lembrar a data de 18 de maio, instituido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a rede de Saúde Mental de Itabira promove uma roda de conversa com o tema: “Como você, representante do governo municipal, poderia contribuir com as políticas públicas para ampliar e promover uma saúde mental melhor aos itabiranos”.

O evento acontece de 13h30 às 16h na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com a participação de representantes do Governo Municipal e será aberto aos usuários do sistema. A luta antimanicomial busca promover ações por uma forma de atendimento a pacientes psiquiátricos mais humanizados.

Além deste evento, outras ações durante todo o mês de maio trazem reflexões sobre a luta antimanicomial. As atividades são promovidas pela rede de Saúde Mental de Itabira, que abrange os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS adulto, infanto-juvenil, álcool e outras dorgas), o Programa de Saúde da Família / Núcleo Ampliado de Saúde da Família (PSF / NASF) e o Centro de Convivência Interagir.

A programação aborda discussões sobre a importância das pessoas em sofrimento psíquico serem incluídas na sociedade, além de divulgar os diversos preconceitos que envolvem a causa e promovem a exclusão.

Segundo a coordenadora da Saúde Mental em Itabira, Jacira Helena, a programação que abrange a comemoração do dia nacional da luta antimanicomial é importante para reforçar os movimentos que garantem mais dignidade ao indivíduo em sofrimento mental e seus familiares.

“Este movimento da reforma psiquiátrica brasileira tem referência internacional, um movimento que ganha forças desde a década de 70. Os impactos da pandemia mostrou um lado sombrio também na saúde mental e como seus efeitos podem ser devastadores para os vulnerabilizados e também para os trabalhadores da saúde. Por isso é é necessário reforçar a luta e falar da saúde mental, visando acabar com estígmas e preconceitos que envolvem a loucura” reforça Jacira Helena.

Veja a programação:

 - 17/05/2022 (terça-feira) - 14h às 17h

VI Sarau Poético "Viva a arte! Faça arte! Traga sua arte! A vida é uma arte!"

Convite às pessoas que fazem arte e expressam a vida com a arte

Local: Pracinha do Pará

- 18/05 /2022 (quarta-feira)

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Desfile dos usuários e profissionais - Saída às 13h da Prefeitura de Itabira em direção à FCCDA

13:30h: Roda de Conversa com a presença das Secretarias Municipais, usuários do serviço e comunidade em geral

Local: FCCDA

- 24/05/2022 (terça-feira)

08h às 12h: Projeto Itaurb Cuida (parceria da Itaurb com o CAPS ad)

Local: Sindicato Metabase

14h: Caminhos Drummondianos com os clientes de Belo Horizonte do Centro de Convivência São Paulo

- 27/05/2022 (sexta-feira)

Viagem ao Inhotim – Museu da Arte Moderna

- Oficinas de formação do “Sensível”

Ocorrem durante todo o mês de Maio em diferentes escolas da cidade. Com atividades realizadas pelos clientes do Centro de Convivência InterAgir em escolas públicas e privadas para discutir o tema: "Loucura, Preconceito e o Cuidado com Liberdade’’


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp