Magoo News Publicidade 1200x90
13/05/2022 às 16h18min - Atualizada em 13/05/2022 às 16h18min

Cultura + Cotidiano Digital

Semana de 13/04 a 17/04

Meio

Cultura

Confira os destaques da agenda cultural.

A Osesp e seu regente titular, Thierry Fischer, recebem hoje o húngaro Kristóf Baráti para interpretar o Concerto para Violino, de Tchaikovsky, em programa que inclui ainda a Sinfonia Alpina, de Strauss, e uma obra surpresa.

Conhecida nas rodas musicais cariocas, a soprista e compositora Aline Gonçalves lança hoje seu primeiro álbum solo, Pacífico (Spotify). São quatro instrumentais e quatro canções interpretadas por ela, passeando por vários ritmos latino-americanos.

Direto da Casa de Vidro, do Instituto Bardi, o arquiteto e professor Abílio Guerra apresenta a palestra Modernismo Paulista e Arquitetura Moderna Brasileira nesse sábado. O evento, que será transmitido pelo Instagram às 15h30, terá a participação de Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo, curadores da exposição De 22 a 72: Bardi e o Modernismo Brasileiro.

 

Cariocas, paulistas e, claro, visitantes têm até o final de junho para aproveitar o projeto Festa do Cinema, que abrange as principais salas independentes das duas cidades, com ingressos a R$ 10. São cinco mostras retrospectivas: Rainer Werner Fassbinder, no Cine Petra Belas Artes (SP); Won Kar Wai, no Estação Net Botafogo (RJ); Estreias sofridas na pandemia, no Reserva Cultural de São Paulo e de Niterói (RJ); Para Rever em 35mm, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta; e Para Rever em Digital no Espaço Itaú Botafogo (RJ). Além disso, sete produções de diversos países terão pré-estreia na Festa do Cinema: Aline - A Voz do amor (trailer), Aos Nossos Filhos (trailer), Encontros (trailer), Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (trailer), Meu Álbum de AmoresParadise - Uma Nova Vida e Segredos em Família.

O samba está de luto com a morte, aos 58 anos, do cantor, instrumentista e compositor Eduardo Gallotti fundador de tradicionais “rodas” no Rio e em Niterói, em decorrência de um câncer nas cordas vocais. Galo, como era conhecido, compôs para blocos tradicionais da cidade, acompanhou artistas como Elza Soares e Paulinho da Viola e lançou, em 2002, o disco O Sambas das Rodas (Spotify). O cavaquinho, seu instrumento, o acompanhou até na UTI, quando precisou ser internado. (Globo)

Outras vezes a arte é obrigada a se posicionar. O Instagram do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba) foi inundado por críticas devido à utilização de aranhas vivas na obra Sí, Quería, do artista paraguaio Joaquín Sánchez. A direção do Malba pediu desculpas e disse que os animais foram devolvidos a seu habitat natural. (Globo)Às vezes a arte ser posiciona. A direção do célebre museu Guggenheim de Nova York retirou de um de seus centros educacionais o nome da família Sackler, uma das mais importantes patrocinadoras das artes na cidade. Os Sackler são donos do laboratório que produz o OxyContin, analgésico altamente viciante, tido como um dos responsáveis pela crise da dependência em opioides nos EUA. O Metropolitan Museum, também em Nova York, já havia cortado laços com os Sackler. (Folha)

separador

separador

Viver

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem um abrandamento das medidas de segurança contra covid-19 no transporte aéreo. As aeronaves podem voltar a voar com capacidade máxima de passageiros, e o serviço de bordo, onde ainda existe, fica liberado a partir do próximo dia 22. A agência, porém, manteve a exigência de máscaras nos aviões e nas áreas restritas dos aeroportos. (g1)

O número de mortes de pacientes que tiveram formas graves da covid-19 e continuaram usando anti-inflamatórios esteroides após a alta foi 51% menor em relação aos que não tomaram o medicamento. A conclusão é de um estudo feito com 1.200 pessoas pela Universidade da Flórida. Segundo os cientistas, a chamada covid longa, quando os sintomas persistem muito além da fase aguda da doença, tem características de inflamação, o que explica a eficácia do medicamento. (Globo)


A participação do casal Murillo e Diego Xavier em campanhas publicitárias da Volkswagen em 2021 já havia lhes provocado transtornos, com ataques nas redes sociais. Com a nova veiculação do anúncio, ação dos homofóbicos mudou do patamar e passou a atingir suas famílias. Segundo Diego, que é jornalista e ativista LGBTQIA+, os ataques agora foram direcionados a seus irmãos e sobrinhos. Mas ele diz que sua participação e do marido na campanha é importante. “O saldo é positivo, é uma questão de representatividade, de mostrar que o público também paga impostos e é consumidor. Mas não quero ser mártir. Ninguém quer morrer. Os ataques são preocupantes”, afirma. (UOL)

O STF decidiu, por unanimidade, que pais de recém-nascidos sem a presença da mãe têm o direito a licença de 180 dias. O caso em questão tratava de um servidor público pai de gêmeos concebidos por fertilização in vitro e concebidos por barriga de aluguel. O INSS alegava que o benefício se destinava somente a mulheres, mas o relator, ministro Alexandre de Moraes, concluiu que o beneficiário é a criança, não importando quem é seu responsável. A decisão é vinculante, valendo para todos os casos semelhantes na Justiça. (g1)

As primeiras imagens de Sagitário A*, o gigantesco buraco negro no centro da Via Láctea, foram divulgadas ontem pelos astrônomos do consórcio internacional Event Horizon Telescope (EHT). A imagem retrata o gás brilhante orbitando o buraco negro, a região escura no centro. Distante 26 mil anos-luz da Terra, SgrA*, como é conhecido, é quatro milhões de vezes mais massivo que o Sol. (CNN Brasil)

separador

separador

Cotidiano Digital

E a dança das cadeiras no Twitter começou antes mesmo da conclusão da aquisição pelo bilionário Elon Musk. A companhia anunciou ontem a demissão do chefe da área de produtos de consumo, Kayvon Beykpour, e o chefe de receita, Bruce Falck. A rede social também suspendeu novas contratações e vai revisar as vagas em aberto para determinar se alguma “deveria ser retirada”. O CEO do Twitter, Parag Agrawal, disse em um e-mail para os funcionários que a empresa não conseguiu atingir as metas de crescimento de usuários e receita para projetar metas ainda mais agressivas. “Precisamos continuar a ser intencionais sobre nossas equipes, contratações e custos”, escreveu. (The Guardian)

Desde o início da invasão russa na Ucrânia, os serviços de telecomunicações e internet do país têm sido afetados pela guerra, deixando os cidadãos isolados e sem comunicação com familiares. A coisa começou a mudar quando Elon Musk, o homem mais rico do mundo, decidiu interferir no conflito no Leste Europeu por meio da Starlink, projeto da SpaceX que fornece internet via satélite. A Ucrânia já recebeu mais de 10 mil dispositivos desde o começo da guerra e a internet tem sido usada no país para usos civis e até militares. Entenda. (Wired)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp