Magoo News Publicidade 1200x90
13/05/2022 às 16h06min - Atualizada em 13/05/2022 às 16h06min

Bravo! Indica

Semana de 13 a 19 de maio

Bravo

AGENDA VIRTUAL

A Osesp e seu regente titular, Thierry Fischer, recebem hoje o húngaro Kristóf Baráti para interpretar o Concerto para Violino, de Tchaikovsky, em programa que inclui ainda a Sinfonia Alpina, de Strauss, e uma obra surpresa.

Amanhã, José Soares conduz a Filarmônica de Minas Gerais em mais um dos Concertos para a Juventude, que celebra compositores do Leste Europeu como Rimsky-Korsakov, cujo Concerto para Trombone será solado pelo líder de naipe Mark John Mulley.

Direto da Casa de Vidro, do Instituto Bardi, o arquiteto e professor Abílio Guerra apresenta a palestra Modernismo Paulista e Arquitetura Moderna Brasileira neste sábado. O evento, que será transmitido pelo Instagram às 15h30, terá a participação de Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo, curadores da exposição De 22 a 72: Bardi e o Modernismo Brasileiro.

Dentro do clube de leitura virtual Telas Literárias, o Instituto Goethe recebe na quinta a tradutora e crítica Gisele Eberspächer para uma conversa sobre o livro Allegro Pastell, do autor alemão contemporâneo Leif Randt.

A Galeria Luisa Strina disponibilizou em seu site a individual Desconhecido para o Mundo, na qual Tonico Lemos Auad apresenta um conjunto de obras têxteis e esculturas realizadas com madeira de demolição para indagar a noção de "reparo".

Entre os destaques no streaming gratuito do Cinesesc, estão o italiano Uma Questão Pessoal, último longa dirigido pelos irmãos Taviani, e o clássico tcheco Um Dia, um Gato, de Vojtěch Jasný.

No último sábado, a equipe da ópera Café se reuniu no Theatro Municipal de São Paulo para uma conversa sobre a montagem, baseada na obra de Mário de Andrade. O diretor Sérgio de Carvalho, o compositor Felipe Senna e os regentes Luís Gustavo Petri e Maíra Ferreira participaram do papo.


LIVROS

 
 

A Boa Sorte, Rosa Montero (Todavia)
Um homem de meia-idade se estabelece, de maneira intempestiva, em Pozonegro, tido como o vilarejo mais feio da Espanha, num apartamento à beira da linha férrea. Um lugar para recomeçar ou terminar a vida. 

Uma Dor Perfeita, Ricardo Lísias (Alfaguara)
Romance-depoimento em que o escritor paulista conta, entre a consciência e o delírio, os dias em que sucumbiu a uma grave infecção por Covid-19 e os da difícil recuperação, assombrada pelo medo da morte.

Receitas de Inverno da Comunidade, Louise Glück (Companhia das Letras)
Bilíngue, com apenas 15 poemas, é o primeiro livro da poeta americana após receber o Nobel de Literatura de 2020. Nesses “épicos condensados”, ela vai das descobertas da juventude ao envelhecimento.

A Interessante Narrativa da Vida de Olaudah Equiano (Editora 34)
Nessa autobiografia publicada em 1789, o autor conta do rapto ainda menino por um grupo étnico rival, da travessia do Atlântico em um navio negreiro e da violência nas plantations das colônias britânicas.


DISCOS

 
 

Visions, Gab Ferreira (Balaclava Records)
A segunda mixtape da catarinense traz uma produção mais interessante, a cargo de Roberto Kramer, que flerta com um pop calcado no hip hop e na eletrônica, mas com notas ligeiramente sombrias. E há também um amadurecimento nas letras, que transpiram noite, conflitos e juventude.

Expediente, Torto (HominisCanidaeREC)
Como o título diz, o segundo álbum do pernambucano Leandro Lima (não confundir com o artista paulistano) foi feito durante seu expediente como designer. Tendo como base rock instrumental, efeitos e eletrônica, o álbum transpira uma liberdade escapista low-fi.

A Light for Attracting Attention, The Smile (Self Help Tapes)
O grupo novo de Thom Yorke com Jonny Greenwood e um dos bateristas do Sons of Kemet Tom Skinner é, dos projetos paralelos do Radiohead, o que mais se aproxima da sonoridade da banda, tanto pelas letras que flutuam entre o cifrado e o mordaz, como pela guitarra atmosférica expandida, iluminada pela produção de Nigel Godrich.

Mahal, Toro y Moi (Dead Oceans)
Faz tempo que o Toro y Moi não é mais um projeto de synthpop. Fruto das inquietações de Chaz Bear, a banda de um homem só sempre se embrenha em novas aventuras sonoras. Neste novo álbum, a raiz é a música negra, o funk e o r&b mais dançante, enquanto os frutos são viagens psicodélicas de diferentes matizes.


FILMES

 
 

O Homem do Norte, Robert Eggers (Cinemas)
Conhecido pelos filmes O Farol e A Bruxa, o diretor aposta no formato épico para contar a saga do príncipe viking Amleth (Alexander Skarsgård), que tenta vingar o assassinato do pai. A cantora Björk integra o elenco.

Great Freedom, Sebastian Meise (Mubi)
Preso por sua homossexualidade na Alemanha do pós-guerra, Hans (Franz Rogowski) desenvolve um vínculo inesperado com um companheiro de cela acusado de homicídio. Premiado na mostra Um Certo Olhar, em Cannes.


SÉRIES

 
 

Irmandade, Pedro Morelli (Netflix)
Ambientada na cidade de São Paulo dos anos 90, a série que estreia sua segunda temporada acompanha a história de Cristina (Naruna Costa), uma advogada honesta que descobre que seu irmão está preso e lidera uma facção criminosa em ascensão. Ela acaba sendo obrigada a se infiltrar na gangue e ser uma informante da polícia. 

Justiça Por Malik Oussekine, Antoine Chevrollier (Star +)
Minissérie de quatro episódios baseada na história real sobre a luta da família Oussekine, de origem argelina, por justiça pelo filho Malik, de vinte e dois anos, que na noite de 5 de dezembro de 1986 foi espancado até a morte pela polícia em Paris.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp