Magoo News Publicidade 1200x90
23/08/2021 às 13h47min - Atualizada em 23/08/2021 às 14h00min

Número de baleias encalhadas no litoral do Paraná bate recorde, com 13 animais mortos em 2021, diz monitoramento

Número é o maior desde 2009, quando monitoramento teve início. Pesquisadores dizem que os animais estão mais próximos da costa do estado durante migração para o litoral baiano.

G1
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/08/23/numero-de-baleias-encalhadas-no-litoral-do-parana-bate-recorde-com-13-animais-mortos-em-2021-diz-monitoramento.ghtml

Número é o maior desde 2009, quando monitoramento teve início. Pesquisadores dizem que os animais estão mais próximos da costa do estado durante migração para o litoral baiano. Aparecimento de Baleias Jubartes no litoral paranaense
O número de baleias encalhadas no litoral paranaense bateu recorde em 2021, de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias.
Foram 13 animais encontrados mortos desde janeiro. O recorde anterior era de 2019, quando o monitoramento registrou nove animais encalhados na região ao longo de todo o ano.
11 destes animais são baleias-jubarte, que se alimentam na Antártica no verão, e depois migram para o litoral da Bahia, onde se reproduzem. Veja o vídeo acima.
De acordo com especialistas, os animais estão mais próximos da costa do que o normal, o que pode explicar o aumento no número de encalhes registrados.
Baleia jubarte com rede de pesca presa na cabeça morre encalhada em Guaratuba
Baleia de 7 metros é encontrada morta em Pontal do Paraná
Baleia encalhada é encontrada em Pontal do Paraná
César Ramires/Prefeitura de Pontal do Paraná
"Eles estão se utilizando das mesmas áreas onde a gente faz pescarias. Eles estão procurando peixes e os pescadores também. Há uma sobreposição", afirmou a gerente do Projeto de Monitoramento de Praias, Eliana Rosa.
De acordo com a pesquisadora, o perfil dos animais que estão sendo encontrados encalhados é de baleias jovens, que estão fazendo a primeira migração e que estão abaixo do peso.
Morador registra visita de baleia-jubarte no litoral do Paraná; VÍDEO
O perfil dos animais é um sinal de que as baleias não estão fazendo a migração nas condições ideais.
"A gente tem aquecimento global, níveis graves de poluição, um ambiente degradado na Antártica que não permite que esses animais se alimentem de forma adequada, ganhem peso e consigam vencer a migração", disse Eliana.
VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR
Veja mais notícias da região em G1 Paraná

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/08/23/numero-de-baleias-encalhadas-no-litoral-do-parana-bate-recorde-com-13-animais-mortos-em-2021-diz-monitoramento.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp