Magoo News Publicidade 1200x90
06/05/2022 às 12h03min - Atualizada em 06/05/2022 às 12h03min

Bravo! Indica

Semana de 6 a 12 de maio

Bravo

AGENDA VIRTUAL

Lançado ontem, o Portal de Dramaturgia reúne informações sobre 100 autores e autoras de teatro atuantes no Brasil da última década. Os verbetes incluem um perfil, apresentação crítica, fragmentos de obras e entrevista com os artistas, que no conjunto cobrem as cinco regiões do país. Idealizado por Vinicius de Souza, da mostra Janela de Dramaturgia, o projeto tem apoio do Rumos Itaú Cultural.

Um dos grandes pianistas em atividade no mundo, Kirill Gerstein é o convidado da Osesp e de seu regente titular, Thierry Fischer, para realizar a estreia latino-americana do Concerto para Piano e Orquestra, do britânico Thomas Adès. O programa dessa sexta inclui ainda Uma Vida de Herói, extenso poema sinfônico de Richard Strauss.

Na terça, a artista Anna Bella Geiger participa de live com os curadores Marcus Lontra e Rafael Peixoto e com o crítico Fernando Cocchiarale sobre a mostra Entre os Vetores do Mundo, em cartaz na Danielian Galeria, no Rio. Um tour virtual em 3D da individual também está disponível.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia entrega, na quarta, o título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Mateus Aleluia, fundador dos Tincoãs e pensador da estética afro-brasileira. A cerimônia será transmitida online.

Entre os destaques de maio no streaming do Cinesesc, estão Pasolini, cinebiografia do artista italiano com Willem Dafoe e dirigida por Abel Ferrara, e o documentário The Black Power Mixtape, feito a partir de raras imagens de arquivo sobre o movimento negro norte-americano dos anos 60 e 70.

Uma versão octogenária de Romeu e Julietaestrelada pelos veteranos Renato Borghi e Miriam Mehler, está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso Digital. A direção e a autoria da adaptação são assinadas por Marcelo Lazzarato.

Histórias dos discos em 78 rotações por minuto, populares no Brasil na primeira metade do século 20, compõem a série Gramofônica, concebida e apresentada pela pesquisadora Biancamaria Binazzi para a Rádio Batuta. Dois dos seis episódios partem da histórica discoteca de Mário de Andrade.

Na última segunda, os diretores da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Guilherme Marques e Antonio Araújo, anunciaram a programação de espetáculos, seminários e atividades pedagógicas de sua oitava edição, prevista para acontecer em junho. Confira o vídeo e programe-se.

A escritora argentina Selva Almada participa na quarta de palestra online sobre o livro Garotas Mortas, que investiga três casos de feminicídio no período da redomocratização argentina. O evento é organizado pelo coletivo Palabreria, que prepara uma adaptação teatral da obra.


LIVROS

 
 

A Consulta, Katharina Volckmer (Fósforo)
Comparado a O Complexo de Portnoy, o romance é um monólogo de uma paciente no consultório do dr. Seligman, numa torrente verbal em que expõe seus desejos e sua luta contra as identidades de gênero e nacional.

Finnegans Rivolta, James Joyce (Iluminuras)
Idealizada por Dirce Waltrick do Amarante, a edição reuniu um time de 12 tradutores e estudiosos de Joyce – o coletivo Finnegans – para criar uma cacofonia de vozes e interpretações em torno da “fofoca" do livro.

Todo Dia É Domingo, Geny Vilas-Novas (7Letras)
Numa combinação de memória e ficção, a autora mineira cria uma narrativa intimista e poética em torno dos eventos pequenos e cotidianos do Sítio de Cima, às margens do rio Doce, cenário da infância.

Tempo sem Cruz, Flora Miguel (Primata)
No seu livro de estreia, a poeta busca um registro ao mesmo tempo político e afetivo – ou ainda íntimo e geracional –, que informa os versos livres com questões candentes do contemporâneo, como o feminismo e a violência policial, ao mesmo tempo em que elabora o bloqueio do futuro.


DISCOS

 
 

War Island OST, GAIKA (The Spectacular Empire)
Na trilha sonora de uma instalação feita para o ICA, em Londres, o produtor constrói sons que partem de drones e batidas passadas por fita, para dar um contorno sonoro que faz referência ao melhor do trip hop. Nas letras, ironia e política estão na voz de um bêbado em um pub se gabando de glórias passadas e romances. 

Sobre Viver, Criolo (Oloko Records)
Sobre Viver traz o MC com sua pena afiada, calcada no rap, olhando para nossa triste desigualdade quase sem esperança, um reflexo direto desses nossos tempos de fascismo no poder. Na forte parceria com Milton Nascimento, há quase uma volta aos anos 60, mas o que impulsiona o disco são as pancadas de Tropkillaz.

It's Almost Dry, Pusha T (Getting Out Our Dreams)
Chamando parceiros de longa como Kanye West e Pharrell Williams para construir os beats, Pusha T trabalhou organicamente em cada faixa desse novo disco, fazendo com que o som seja absolutamente preciso, sem gordura. O que dá ainda mais peso e torna esse seu melhor disco solo é a versatilidade dos vocais.

Tropical Dancer, Charlotte Adigéry e Bolis Pupul (Bounty & Banana)
O duo belga usa o poder do eletropop como base para criar um disco que abre muitas possibilidades sonoras no segundo plano. Olhando mais diretamente, é um álbum com uma energia quase de punk direcionada contra o racismo e a xenofobia, que é, em parte, matizada com ironia.


FILMES

 
 

A Fratura, Catherine Corsini (Cinemas)
Durante um protesto dos "coletes amarelos", duas mulheres à beira da separação ficam presas no pronto-socorro de um hospital parisiense, onde lidam com profissionais de saúde sobrecarregados e manifestantes furiosos. A comédia dramática venceu a Palma Queer em Cannes.

Benedetta, Paul Verhoeven (Telecine)
Conhecido por abordar temas sensíveis, como no recente e aclamado Elle, Verhoeven se volta para a história de Benedetta Carlini, freira católica que viveu um tórrido romance com uma colega de convento na Itália do século 17. Também disponível para aluguel online.


SÉRIES

 
 

Lei da Selva - A História do Jogo do Bicho, Pedro Asbeg (Canal Brasil)
A série documental em quatro episódios, conta do momento da criação do jogo do bicho em 1892, até sua transformação numa bolsa ilegal de apostas, que se transformou num império do crime, movimentando milhões e deixando rastros de sangue e corrupção.

Landscapers, Will Sharpe (HBOMAX)
A série que é inspirada em fatos reais, acompanha o casal Susan (Olivia Colman) e Christopher (David Thewlis), que de uma vida tranquila numa pequena cidade inglesa passam a ser os principais suspeitos da morte dos pais da esposa. A narrativa cheia de suspense é ancorada numa história de amor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp