Magoo News Publicidade 1200x90
18/09/2021 às 16h59min - Atualizada em 18/09/2021 às 16h59min

Trem turístico ligará Minas ao Rio de Janeiro

Arnaldo Silva
Por Arnaldo Silva
Arnaldo Silva
 A imagem do trem de passageiros, serpenteando as montanhas e vales da Zona da Mata Mineira, passando por pontes, fazendas e paisagens deslumbrantes, ligando Minas Gerais ao Rio de Janeiro, voltará a propiciar essa nostálgica e saudosa viagem, pelo menos em parte. 
          Isso porque será reativado, parte do ramal de Porto Novo, da antiga Estrada de Ferro Leopoldina (EFL). Inaugurada em 1884, para transporte de passageiros e carga. A partir de 1995, a linha passa a operar, sob concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA)/VLI Logística, apenas para transporte de cargas. (Foto acima arquivo Ong Amigos do Trem/enviada por Cyntia Nascimento)
          Cerca de 168 km do trecho do ramal, entre Cataguases MG, a Três Rios/RJ, não estavam sendo usados pela empresa, desde 2015. Desde essa época, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público/OSCIP - Amigos do Trem, presidida por Cyntia Nascimento Leite, vem se empenhando para reativar esse trecho, para transporte de passageiros para fins turísticos. (foto acima de Caio Corrêa Mello/Ong Amigos do Trem/Divulgação, o novo trem, já restaurado, em sua primeira viagem de testes)
          Idealizado e iniciado por Paulo Henrique do Nascimento, mineiro de Juiz de Fora MG, que faleceu vítima de câncer, seu projeto e luta, foi abraçada por sua sobrinha, Cyntia Nascimento Leite, a partir de 2018, continuando a luta e o sonho de Paulo Henrique. (fotografia acima Ong Amigos do Trem/enviada por Cyntia Nascimento)
          Foram anos de luta, tanto de Paulo, quanto de Cynthia Nascimento (na foto/arquivo pessoal), com trem e vagões reformados, através de parcerias e apoio das prefeituras locais, aguardando apenas as licenças da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que o projeto saísse do papel e esse trecho do antigo ramal ferroviário da Estrada de Ferro Leopoldina, fosse recuperado, para o trem circular novamente
         E saiu a autorização. Ao menos em parte.
         No dia 23 de julho de 2021, a ANTT, aprovou a reforma do trecho de Três Rios/RJ, entre Chiador MG e Sapucaia/RJ. São 37 km, inicialmente. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
          A empresa concessionária FCA/VLI Logística, executará o projeto, tendo prazo de 18 meses, a contar de 23 de julho de 2021, data da publicação no DOU, para concluir a reforma. Esse prazo vence em dezembro de 2022, data então, que o trem turístico, que ligará Minas Gerais ao Rio de Janeiro, entrará em operação.
          Quando a reforma do trecho do antigo ramal da Estrada de Ferro Leopoldina, estiver reformado, o trem estará em condições de trafegar imediatamente.
          Isso porque já está pronto, restaurado e revisado, tendo inclusive feito viagens de testes, pelo percurso. São dois trens e 15 vagões panorâmicos, do antigo trem Vitória/Minas, adquiridos da Vale ( foto acima /ONg Amigos do Trem/Divulgação) e em perfeitas condições de uso. Quando todo o trecho do ramal, estiver em funcionamento, um trem sairá de Cataguases MG e outro sairá de Três Rios RJ, no mesmo horário, se encontrando no meio do caminho, em Além Paraíba MG.                   
          O projeto original, prevê uma viagem de 168 km sobre trilhos, com o trem rodando a 30 km por hora, passando por 6 cidades mineiras, começando por Cataguases, seguindo por Leopoldina, Recreio (onde fica a oficina da Ong Amigos do Trem/na foto acima de Duva Brunelli), Volta Grande, Além Paraíba e Chiador em Minas, entrando no Rio de Janeiro por Sapucaia, indo até Três Rios/RJ.
          O trajeto total do projeto, de 168 km, está programado para ser feito em 3 horas, pelas 8 cidades. De início, serão apenas 37 km, por 3 cidades apenas, com tempo menor de viagem.
          O trem sairá de Três Rios/RJ, com parada na estação Penha Longa, na charmosa e acolhedora cidade mineira de Chiador. Inaugurada em 9 de junho de 1887, no ramal de Porto Novo, a estação é tão atraente, quanto a cidade. Totalmente revitalizada, a estação Penha Longa (na foto acima de Duva Brunelli), aguarda apenas o início do funcionamento do trem Rio/Minas. 
          Em Chiador, o turista poderá conhecer ainda a primeira estação de trem de Minas Gerais, inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II, em 1869. Até pouco tempo, estava esquecida e em ruínas.
          Em estilo neoclássico, tem o traçado retangular, com 55 metros de comprimento, por 7 de largura, com armazéns no centro, ocupando 40 metros da construção, além de dois pavimentos, com telhado, em duas águas. (fotografia acima arquivo Ong Amigos do Trem/enviada por Cyntia Nascimento)
          Por sua história e importância para a cidade e Minas Gerais, objetiva-se sua restauração, preservando assim, uma parte importante da história ferroviária de Minas Gerais.
          De Chiador/MG, o trem seguirá para Sapucaia/RJ. A volta é o caminho inverso, saindo de Sapucaia, passando por Chiador, finalizando em Três Rios/RJ.
          O trem circulará nas outras cinco cinco mineiras, de acordo com o projeto original, na medida que os trechos do ramal ferroviário e estações, forem sendo reformados pela concessionária e prefeituras, respectivamente. (na foto acima da Ong Amigos do Trem/Divulgação, o novo trem, na Estação Simplício, em Além Paraíba MG, inaugurada em 1871 e reformada, pronta para ser uma das paradas do trem turístico)
          O trem circulará nos fins de semana e feriados. Serão em média, 860 passageiros transportados por dia. Segundo estimativa da Ong Amigos do Trem, essa nova linha irá gerar cerca de 300 empregos diretos e fomentará a economia das oito cidades, por onde o trem passará.
          Isso porque, nas paradas, o turista poderá conhecer a gastronomia, artesanato, arquitetura, atividades culturais e ecológicas de cada cidade.
          Para que o turista, possa aproveitar ao máximo, a viagem de trem, a Ong Amigos do Trem, planeja organizar atividades diversas dentro dos vagões. O objetivo é tornar o passeio mais atraente e inesquecível. (foto acima arquivo Ong Amigos do Trem/enviada por Cyntia Nascimento)
          Isso porque, além das belezas naturais, das charmosas estações de paradas e atrativos naturais, arquitetônicos, gastronômicos e culturais das 8 cidades que o trem passará, a viagem de trem contará com atrações variadas, organizadas pela Ong Amigos do Trem.
          Quem quiser saber mais sobre o Trem Minas Rio, pode entrar em contato com a Ong Amigos do Trem através da fanpage: Amigos do Trem.

Por Arnaldo Silva

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp