18/09/2021 às 16h38min - Atualizada em 18/09/2021 às 16h38min

Barragem Santana em Santa Maria de Itabira

Almir lott
Almir Lott


A barragem não traz segurança para população, no dia da enchente um alarme falso deu para dimensionar o que seria uma tragédia desta se acontecer na realidade, a população entrou em pânico, correria de pessoas desesperadas pelas ruas, carros em alta velocidade na área urbana com risco de atropelamentos e pessoas idosas sendo carregadas para lugares altos.

Agradecemos a Vale pelo apoio dado a população com caminhões, maquinas pesadas para retirar o entulho, disponibilizou funcionários para apoio em várias áreas da necessidade da população. Após o rompimento da barragem na cidade de Brumadinho ela vem monitorando todas barragens que correm risco, inclusive a Barragem de Santana com equipamentos e na parte de baixo ( no pé dela), foi feito uma obra paliativa com muro de arrimo, creio que ameniza a situação mas não resolve, para dar mais segurança para população teria reforçar com concreto até na parte alta da barragem.

Creio que a parte técnica da empresa (Vale) vai argumentar que não é necessário, suponhamos que um terremoto (que o Eterno Criador não permita), temos exemplos de pequenos tremores de terra em Betim e 15 cidades da Grande BH, de acordo com Observatório Sismológico de da Universidade de Brasília (UnB), o abalo, que foi de 3. 7 na Escala Richter e teve como epicentro a cidade de Esmeraldas, foi o sétimo já registrado na cidade desde 1992, ( Fonte: Jornal O TEMPO 5 de maio de 2016), moradores de Itabirito e Ouro Preto sentem tremores de terra 2.7 (Fonte: G1 g1.globo.com > mg 2020/08/08), tremor de terra sentido em São José da Lapa na Grande BH este foi mais recente 08.03.2021 (Fonte: G1 g1.globo.com > mg) e vários relatos em outras cidades, por esse motivo espero que autoridades de Itabira, Santa Maria de Itabira e a Vale levem isso em consideração, uma tragédia desta arrasaria toda cidade e número de vítimas fatais incalculáveis. 

Coluna Almir Lott Duarte, de Santa Maria de Itabira - Coluna

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp