Magoo News Publicidade 1200x90
29/04/2022 às 10h58min - Atualizada em 29/04/2022 às 10h58min

Bravo! Indica

Semana de 29 de abril a 5 de maio

Bravo
Bravo

AGENDA VIRTUAL

Lia de Itamaracá apresenta o show do disco Ciranda sem Fim hoje com a participação de Alessandra Leão e DJ Dolores. Transmitido pelo Itaú Cultural no YouTube, o evento integra a programação da Ocupação Lia de Itamaracá, em cartaz na sede do instituto em São Paulo.

Ainda nesta sexta, o alemão Alexander Liebreich rege a Osesp, coro e solistas convidados em concerto com a Missa da Coroação, de Mozart, e a 2ª Sinfonia de Brahms.

O SescTV exibe no sábado o primeiro dos quatro episódios de Amazônia, Arqueologia da Floresta, série de Tatiana Toffoli que acompanha pesquisas realizadas no sítio arqueológico Monte Castelo, em Rondônia.

Escrito e dirigido por Gabriela Mellão, a peça-filme Começo do Fim estreia no Teatro Sérgio Cardoso Digital no domingo com uma reflexão sobre o mundo dos sonhos e da subjetividade feminina.

No mesmo dia, o Itaú Cultural começa a temporada virtual de dois espetáculos: Marília Gabriela Não Vai Mais Morrer Sozinha, do coletivo amazonense UTC-4, e Em Busca de Judith, de Jéssica Barbosa e Pedro Sá Moraes.

Obras de Berg, Ravel e Saint-Saëns, entre outros, estão no programa que a Orquestra Jovem do Estado toca no domingo sob a regência de Cláudio Cruz.

Na segunda, o Roda Viva da TV Cultura recebe a psicóloga e escritora Cida Bento, referência no combate ao racismo e autora do livro O Pacto da Branquitude.

Em cartaz no Theatro São Pedro, em São Paulo, a ópera Os Capuletos e os Montéquios também pode ser vista online. Dirigida por Antonio Araújo, a montagem promove o encontro do bel canto de Vincenzo Bellini com o Brasil das milícias.

A fotógrafa carioca Fernanda Liberti e a artista interdisciplinar Igi Lola Ayedun participam do debate de lançamento da nova edição da revista Zum na quarta.

Ainda dá tempo de acompanhar as sessões do festival de curtas-metragens FIC RIO, que neste ano exibe cerca de 100 títulos pelo YouTube, além de homenagear a atriz Léa Garcia.

Lançado para marcar o Dia do Choro, comemorado em 23 de abril, o projeto Choro Timeline disponibiliza uma compreensiva linha do tempo do gênero, de 1830 aos dias de hoje. Mais de 600 imagens, de documentos a capas de disco e fotografias, ilustram a plataforma criada pelo Instituto Casa do Choro.

Para celebrar os 20 anos da festa TEMP, foi criado o site Memória Quebrada, que traz fotos e textos sobre essa fenda do tempo regada a música eletrônica extrema.


LIVROS

 

 
 

Sobrevidas, Abdulrazak Gurnah (Companhia das Letras)
Nobel de Literatura em 2021, o autor tanzaniano ganha sua primeira edição no Brasil com um romance sobre o colonialismo e a guerra, que pairam como sombra nas vidas, nos amores e no cotidiano dos personagens.

Pássaros na Boca e Sete Casas Vazias, Samanta Schweblin (Fósforo)
Coletânea de contos em que a escritora, seguindo a trilha da tradição da literatura fantástica que floresceu na Argentina, explora personagens no mínimo incomuns, em situações que vão do sobrenatural ao grotesco.

O Desejo dos Outros, Hanna Limulja (Ubu)
Com o subtítulo Uma Etnografia dos Sonhos Yanomami, o livro da antropóloga se detém no papel do onírico entre os yanomamis, que se veem desbravando mundos, mobilizados pelos "desejos dos outros”.

Sete Anos de Escuridão, You-jeong Jeong (Todavia)
Sowon perambula pela Coreia do Sul fugindo do estigma do pai, julgado culpado de assassinar uma menina e de abrir as comportas da represa onde trabalhava. Até que surge uma pista para iluminar os fatos do passado.


DISCOS

 

 
 

Canicule Sauvage, Otto (Urban Jungle)
Se tem um casamento que sempre deu certo é o de Otto com Apollo Nove, desde a estreia solo do cantor e compositor nos anos 90. Nesse novo disco, de certa forma ouvimos ecos do Samba Pra Burro, principalmente pela volta do francês e pela combinação da produção eletrônica com baterias e, principalmente, percussões.

Gri Gri Bá, Höhöyá (YB Music)
Juntando sax, trompete, trombone, guitarra, baixo e teclas com berimbau, dunun, ngoni, djembe, sabar, ilu, o grupo continua sua exploração anticolonial neste novo álbum, fazendo a ponte entre Brasil e sons de diferentes partes da África a partir das composições de André Piruka.

Out of Our Hands, Alvin Lucier & Jordan Dykstra (Editions Verde)
Morto em dezembro passado, Alvin Lucier foi um mestre na criação de novas percepções acústicas. Neste disco, lançado agora com Dykstra, que estudou com Lucier e toca viola no grupo Ordinary Affects, há uma composição de cada um. A de Lucier contrapõe cordas e percussão, enquanto Dykstra nos envolve em microtons.

for you who are the wronged, Kathryn Joseph (Rock Action Records)
Sonicamente, umas das coisas mais interessantes desse novo trabalho da compositora escocesa é a maneira como ela consegue criar espaços a partir da sobreposição de camadas de sintetizadores. Espaço que é ocupado por letras que lidam de forma abstrata com temas pessoais como relacionamentos abusivos.


FILMES

 
 

Paris, 13º Distrito, Jacques Audiard (Cinemas)
Duas mulheres e um homem – jovens adultos tentando a sorte numa capital francesa filmada em preto e branco – exploram sua sexualidade enquanto lidam com frustrações profissionais. Céline Sciamma colabora com o roteiro.

Deserto Particular, Aly Muritiba (HBO Max)
Agora disponível em streaming, o longa brasileiro premiado em Veneza acompanha um policial que, afastado do trabalho em Curitiba, cruza o país em busca da mulher misteriosa com quem se corresponde pelo celular.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp