Magoo News Publicidade 1200x90
04/04/2022 às 13h19min - Atualizada em 04/04/2022 às 13h19min

Sete estados aplicam quarta dose contra a Covid-19 no público geral

Campanha acontece em diferentes faixas etárias. Até o momento, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da quarta dose apenas para imunossuprimidos com 12 anos ou mais

Carolina FigueiredoGiulia AlecrimLucas Rochada
https://www.cnnbrasil.com.br/saude

Pelo menos sete estados já iniciaram a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 no público geral, seguindo o critério de faixa etária. De acordo com o levantamento atualizado pela Agência CNN nesta terça-feira (22), a campanha acontece nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

Até o momento, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da quarta dose apenas para pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais.

Dezessete estados e o Distrito Federal aplicam a quarta dose apenas entre a população imunossuprimida: Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, Goiás, Acre, Santa Catarina, Amapá, Maranhão, Piauí, Sergipe e o DF.

Em outros dois estados, Roraima e Rondônia, a aplicação da 4ª dose ainda não começou.

Estado de SP começa aplicação de 4ª dose em idosos a partir de 80 anos nesta 2ª Saiba por que idosos precisam de doses adicionais da vacina contra a Covid-19 Apesar da liberação em São Paulo na sexta-feira, pessoas seguem usando máscara

No dia 21 de março, teve início a campanha com a quarta dose nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Em São Paulo, a vacinação está disponível para idosos a partir de 80 anos. No Espírito Santo, podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais.

Mato Grosso do Sul iniciou em 9 de fevereiro a aplicação da quarta dose nas pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, que receberam a terceira dose há quatro meses.

No estado do Amazonas, a aplicação da quarta dose por faixa etária teve início no dia 19 de março, contemplando pessoas com 70 anos ou mais. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará informou que a quarta dose está disponível para imunossuprimidos, idosos com mais de 70 anos e trabalhadores de saúde.

No Mato Grosso, a quarta dose está disponível para pessoas com 80 anos ou mais. Já no Rio Grande do Norte a dose adicional é aplicada em idosos a partir de 60 anos.

De acordo com o levantamento da CNN, pelo menos seis capitais aplicam a quarta dose por faixa etária, além de imunossuprimidos: São Paulo, Belém, Natal, Campo Grande, Manaus e Cuiabá. Na cidade de Vitória, a campanha começa nesta quarta-feira (23).

Dezenove capitais e o Distrito Federal só aplicam a quarta dose na população imunossuprimida: Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Macapá, Goiânia, Recife, Boa Vista, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, São Luís, Porto Velho, Aracaju, Porto Alegre, Palmas, Teresina, João Pessoa, Florianópolis, Maceió e Campo Grande.

Quarta dose para imunossuprimidos

Em dezembro, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em para indivíduos imunocomprometidos com mais de 18 anos que já completaram o esquema primário de vacinação, que considera as duas doses da vacina e a dose adicional. O intervalo para a aplicação desta nova dose é de quatro meses contados a partir da conclusão ciclo vacinal inicial.

O público-alvo desta campanha foi estendido em fevereiro a adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos, seguindo a mesma orientação de intervalo.

As pessoas imunossuprimidas estão entre os grupos prioritários desde o começo da campanha de vacinação no Brasil.

Os grupos são definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e incluem pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer ou transplantados (de órgão sólido ou de células tronco), que fazem uso de drogas imunossupressoras, além de pessoas vivendo com HIV/Aids.

Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe. Mantenha a utilização de máscaras

Higienize as mãos com água e sabão com frequência

Utilize álcool gel quando estiver na rua

Mantenha os ambientes ventilados

Evite tocar os olhos e a boca constantemente

Evite aglomerações e locais fechados, quando possível

Busque a vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp