Magoo News Publicidade 1200x90
16/09/2021 às 06h49min - Atualizada em 16/09/2021 às 06h49min

Aulas presenciais: monitoramento do cumprimento dos protocolos sanitários pelas escolas será constante em Monlevade

Aulas retornam gradualmente a partir da próxima quarta (22). Todas as escolas têm um comitê formado para monitorar o processo

Cíntia Araújo Silva
Redação - Portal Notícia1
Escola Municipal Cônego Higino: rede municipal está preparada para o retorno - Foto: Cíntia Araújo/N1

Os alunos da Educação Infantil em João Monlevade voltam às salas de aulas na próxima quarta, dia 22, ainda que no sistema híbrido. A ação tem gerado grande expectativa, já que há u ano e mei os estudantes não frequentam as salas de aulas. E segundo a secretária de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, a rede municipal de ensino está preparada para esta retomada.

Segundo a secretária, os profissionais da Educação estão receptivos e tranquilos com relação ao retorno. Ela destaca que o fato de todos já estarem vacinados traz segurança para o retorno às salas de aula. Além disso, segundo Maria, há presença constante do sindicato da categoria nas discussões sobre o assunto. "Quando é acionado por algum motivo, o sindicato nos procura. Na maioria das vezes para esclarecer dúvidas. O sindicato participa do Grupo Especial de trabalho que contribuiu na elaboração do protocolo", explicou Maria do Sagrado.

Outro ponto destacado pela secretária é que as escolas têm um comitê formado para monitorar o processo de retorno, bem como assegurar o cumprimento do protocolo sanitário. O Executivo garante ainda que todas as instituições de ensino da rede municipal têm os equipamentos e instrumentos necessários, como termômetros para aferição de temperatura, utensílios descartáveis, dentre outros. As atividades pedagógicas presenciais acontecerão de acordo com a adesão dos responsáveis pelos alunos. Os estudantes serão divididos em três grupos e cada um deles terá aulas em semanas alternadas. Dessa forma, cada grupo terá aula por uma semana e nas outras semanas remotamente, como já vem acontecendo.

Rota Escolar

Especificamente sobre o Rota Escolar, a secretária explicou que o cadastro dos alunos cujo os pais e responsáveis permitirão o retorno às escolas, será repassado à Enscon Viação até sexta (17). Assim, a empresa poderá organizar a prestação do serviço.

Escolas devem obedecer regras

A secretária municipal de Educação esclarece que algumas regras devem de ser adotadas como: na escola, apenas os alunos que terão aulas no dia poderão entrar e não sendo permitida a entrada de acompanhantes para evitar aglomeração; a temperatura de cada aluno será aferida na entrada e as mãos higienizadas. Além disso, os alunos deverão ir de máscara para a escola e usá-la o tempo todo, fazendo a troca após o lanche. Na sala de aula, nenhum objeto poderá ser compartilhado e para qualquer sintoma gripal, o aluno deverá ficar em casa e justificar sua falta.

Diante de tanta novidade, cada responsável pelo aluno receberá uma cartilha com os protocolos sanitários. Cada escola emitirá seu cronograma de atividades pedagógicas para os responsáveis e o distanciamento deverá ser seguido para a segurança de todos.

Retorno gradual

Como já explicado, o retorno das aulas presenciais em Monlevade será por etapas. Primeiro a Educação Infantil. Na semana seguinte, dia 29, será a Ensino Fundamental e EJA Fundamental. Dia 5 de outubro é a vez do Ensino Médio, Profissionalizante e EJA Médio. Por fim, dia 7, retornam às salas de aula os estudantes do Ensino Superior.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp