Magoo News Publicidade 1200x90
30/03/2022 às 07h45min - Atualizada em 30/03/2022 às 07h45min

ANDRÉIA SADI: Governo aposta em gestão política na Petrobras após mudança no comando

Andréia Sadi
g1
Anunciada ontem, a decisão de colocar Adriano Pires no comando da Petrobras estava definida pelo governo Bolsonaro há cerca de dez dias e foi uma escolha política que ignorou qualquer sugestão do ministro da Economia, Paulo Guedes, informou o blog da Andréia Sadi. A colunista do g1 e da GloboNews relatou que o Planalto espera uma gestão com comunicação política para estancar e neutralizar efeitos eleitorais de decisões da estatal no preço do combustível.

O que disse Silva e Luna, o atual presidente?

O presidente da Petrobras, general da reserva Joaquim Silva e Luna, de saída do cargo após ter sido substituído pelo presidente Jair Bolsonaro, afirmou hoje que, por lei, a estatal não pode fazer política pública com os preços dos combustíveis e "menos ainda" política partidária . Ele fica no cargo até o mês que vem, quando assumirá Adriano Pires, escolhido por Bolsonaro. Sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Pires é doutor em economia industrial pela Universidade de Paris XIII e tem mais de 40 anos de atuação no mercado de energia.

Qual é o contexto da mudança?

Bolsonaro ainda não explicou oficialmente por que tomou a decisão de tirar Silva e Luna. Nos últimos meses, o presidente da República vem manifestando insatisfação com a posição da estatal de repassar, para o combustível vendido nas refinarias, os sucessivos aumentos no preço internacional do petróleo. Para Bolsonaro, que está preocupado com a inflação em ano eleitoral, a empresa deveria segurar os preços, mesmo com a disparada do petróleo no mundo todo, causada pela pandemia e pela guerra na Ucrânia. 

Análises:

▶️

▶️

 ANA FLOR: para Bolsonaro, Petrobras se comunicava mal 

▶️

▶️

 VALDO CRUZ: governo agora espera mudança na política de preços

Leia também


▶️

▶️

 Por que a gasolina seguirá cara mesmo com troca na Petrobras
 

▶️

▶️

 Bovespa sobe e fecha em 120 pontos pela 1ª vez desde agosto

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp