29/03/2022 às 13h59min - Atualizada em 30/03/2022 às 00h00min

Villa Nova, Democrata-GV e FMF: entenda a polêmica pela vaga na Série D

Federação Mineira de Futebol chegou a parabenizar o Leão do Bonfim, mas depois confirmou que o time de Governador Valadares se classificou para a competição nacional

Superesportes
https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2022/03/29/noticia_interior,3965053/villa-nova-democrata-gv-e-fmf-entenda-a-polemica-pela-vaga-na-serie-d.shtml
A terceira vaga de Minas Gerais na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 está gerando polêmica. Isso porque a Federação Mineira de Futebol (FMF) parabenizou o Villa Nova  pela classificação, nas redes sociais, mas depois confirmou que foi o Democrata-GV que se garantiu na competição nacional. O Superesportes esclarece a situação.


 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece quatro critérios para definir os times que vão disputar a Série D. Além das equipes que foram rebaixados na Série C do ano anterior, se classificam os dois melhores times sem divisão em seus respectivos estaduais - considerando apenas as primeiras divisões.

Para as nove federações mais bem posicionadas no Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2022 – Minas Gerais se encaixa nesse quesito, com a quarta colocação –, o regulamento prevê uma vaga a mais.

“Ter obtido a terceira classificação no Campeonato Estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às Séries A, B e C; esse critério é restrito às Federações posicionadas de 1 (um) a 9 (nove) no RNF 2022”, diz o critério 3 do artigo 3º do regulamento específico da competição.

O artigo 68 do regulamento do Mineiro segue o que foi estabelecido pela CBF: “Para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, a FMF indicará à CBF os clubes mais bem colocados no Campeonato (Mineiro), excluídos os que já integram as Séries A, B e C, do Campeonato Brasileiro, salvo se houver regra da entidade nacional em contrário”. 

América, Atlético, Cruzeiro e Tombense já pertencem às Séries A e B e por isso não entram na discussão. Entre os times do interior, os três mais bem colocados no Mineiro de 2022 foram, respectivamente, Athletic, Caldense (esses já garantidos na Série D de 2023) e Villa Nova. 

A FMF chegou a parabenizar o Villa pela classificação para a Série D (veja no print abaixo), mas editou a publicação e se retificou nesta semana, após a disputa do Troféu Inconfidência. Via assessoria, a entidade confirma que o Democrata-GV ficou com a vaga na Série D. Mas como isso aconteceu?

 

Democrata classificado via Troféu Inconfidência


De acordo com a FMF, a terceira vaga de Minas foi destinada à melhor equipe sem divisão do Troféu Inconfidência, e não à terceira melhor da fase classificatória do Estadual.

“Provocada acerca da classificação para a Série D de 2023, a FMF informa que o clube que garantiu a vaga foi o Democrata-GV. Isso se dá pelo fato de a equipe de Governador Valadares ter conquistado o posto mais alto dentro do Troféu Inconfidência, uma vez que Tombense e América já têm divisões definidas”, diz o comunicado enviado para o Superesportes

Ou seja, ao se enfrentarem na semifinal do Inconfidência, Villa e Democrata estavam, na verdade, disputando vaga na Série D do ano que vem, essencial para o calendário dos clubes. 
 
Na primeira partida, o Villa venceu por 2 a 1, no estádio Mamudão, em Governador Valadares. Na volta, domingo passado (27), o Democrata ganhou por 3 a 1 no Castor Cifuentes, em Nova Lima, garantindo passagem para a final do torneio e, segundo a FMF, para a Série D. 

A reportagem procurou os clubes para saber se os atletas tinham conhecimento sobre o que estava em jogo nos dois confrontos. O Democrata não respondeu aos contatos, enquanto o Leão do Bonfim, por meio do vice-presidente, Cláudio Horta, disse que aguarda uma posição oficial da FMF.  

"Até agora, não recebemos nenhum comunicado da FMF. Existe um regulamento que prevê que a FMF tem até 48 horas após o fim do Mineiro para homologar a classificação e o resultado. Enquanto a FMF não se pronunciar, o Villa não vai tomar nenhum tipo de ação. Estamos aguardando esse pronunciamento oficial”, afirmou o dirigente. 

Em relação ao Troféu Inconfidência, o regulamento não diz nada sobre uma possível vaga para a Série D. O artigo 23 do capítulo 2 fala apenas sobre a vaga na Copa do Brasil.

“Caso o Estado de Minas Gerais tenha direito à 5ª (quinta) ou mais vagas para a Copa do Brasil 2023, essas poderão ser designadas pela colocação final do Troféu Inconfidência 2022”, diz o regulamento.

Já o artigo 67 informa que a Direção de Competições do Campeonato tem até 48 horas para publicar a classificação final e a homologar. O Mineiro terá fim apenas no domingo, às 20h, após a disputa do Troféu Interior entre Athletic e Caldense, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.  

O Superesportes pediu um posicionamento oficial da FMF sobre todo o caso, mas ainda não obteve resposta. Esta reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.


Fonte: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2022/03/29/noticia_interior,3965053/villa-nova-democrata-gv-e-fmf-entenda-a-polemica-pela-vaga-na-serie-d.shtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp