29/03/2022 às 17h56min - Atualizada em 29/03/2022 às 17h56min

Prefeito anuncia festival com dez dias de atividades para celebrar a cultura tropeira em Ipoema

Evento está marcado para acontecer entre 20 e 29 de maio, para celebrar, além do Aniversário do Museu do Tropeiro, o título de Capital Estadual do Tropeirismo

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
PMI

O prefeito Marco Antônio Lage anunciou, nesta terça-feira (29), que Itabira terá, pela primeira vez, um festival para exaltar a cultura tropeira. O evento está marcado para acontecer entre os dias 20 e 29 de maio, em Ipoema, com palestras, cursos, feiras de artesanato e gastronômica, tropeada (tradicional cavalgada), shows e outras atividades.

O anúncio foi feito durante a solenidade de aniversário de 19 anos do Museu do Tropeiro. Marco Antônio Lage explicou que, além da tradicional celebração por mais um ano do equipamento cultural, o festival também vai enfatizar o título de Capital Estadual do Tropeirismo conferido à Itabira pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O título foi concedido à Itabira em 2013, por meio da Lei 20.709, proposta pela ALMG e sancionada pelo então governador Antônio Anastasia. A legislação reconheceu a importância história do tropeirismo em Itabira e seu valor para o desenvolvimento histórico, turístico, social, cultural e econômico no estado de Minas Gerais.

“Temos de preservar e valorizar essa história. Reafirmar, cada vez mais, que Itabira é a terra do tropeirismo em Minas Gerais e que tem em Ipoema o centro dessa manifestação cultural tão importante. Esse festival, com tantos dias de atividades, é um passo importante que a nossa gestão dá nesse sentido. Vamos celebrar, sim, cada aniversário do Museu do Tropeiro, mas ir além e exaltar o título de Capital Estadual do Tropeirismo que ostentamos há tantos anos, mas que nunca foi bem divulgado na cidade”, comentou o prefeito Marco Antônio.

A programação completa do festival está sendo finalizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), por meio da Superintendência de Comércio e Turismo e do Museu do Tropeiro. A divulgação oficial será feita nos próximos dias.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp