Magoo News Publicidade 1200x90
21/03/2022 às 17h47min - Atualizada em 21/03/2022 às 17h47min

Programa Saúde Itinerante chega a Itabira com exames preventivos para homens e mulheres do campo

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Itabira, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Itabira.

Coordenadoria de Comunicação PMI
Coordenadoria de Comunicação PMI
PMI

Com foco na promoção da saúde do produtor, trabalhador rural e suas famílias, a Prefeitura de Itabira em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Faemg) e o Sindicato Rural de Itabira instalou na antiga sede do Corpo de Bombeiros, na praça Acrísio, uma unidade móvel do projeto “Saúde Itinerante". O caminhão, disponibilizado pelo Senar, tem como objetivo realizar exames preventivos ao câncer de mama, colo do útero e próstata, além de fazer a conscientização sobre os cuidados relacionados à saúde da mulher e do homem do campo.

O atendimento aos usuários está sendo feito àqueles que foram agendados previamente pela Secretaria de Saúde.  Serão realizados exames de mamografia e papanicolau em mulheres e PSA em homens. A expectativa é que sejam atendidos 160 usuários que moram em comunidades rurais de Itabira durante três dias de atendimento, uma vez que o caminhão permanece em Itabira até quarta-feira (23). 

Segundo o Senar, a iniciativa é muito importante por levar informações qualificadas sobre as doenças que mais impactam a população rural, de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais, mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam a todos os envolvidos a conscientização para uma saúde melhor.

A secretária de Saúde de Itabira, Luciana Sampaio, afirma que toda a logística para trazer o público alvo até o caminhão foi desenvolvida pela pasta a fim de atender não só os distritos de  Senhora do Carmo e Ipoema como também comunidades rurais e quilombolas. “Pensando em um local com acesso a internet e com infraestrutura adequada. Com o resultado desses exames realizados, esses pacientes irão passar pela consulta médica na  rede de atenção secundária para que o médico avalie e, se  necessário, iniciar um tratamento gratuito através do SUS. A prevenção e a detecção precoce é importante para resultados excelentes”, reforçou a secretária.  

por Coordenadoria de Comunicação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp