Magoo News Publicidade 1200x90
18/03/2022 às 17h42min - Atualizada em 18/03/2022 às 17h42min

Prefeitura institui Código de Ética e Conduta dos Agentes Públicos Municipais

Esta é mais uma ação do Programa Time Brasil da CGU, que está integrado em Itabira desde julho de 2021

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
PMI

Como parte da Semana Municipal de Conscientização contra a Corrupção, instituída pela Lei 5142/2019, o governo municipal publica, nesta sexta-feira (18), decreto que dispõe sobre a criação do Código de Ética e Conduta dos Agentes Públicos e Comissionados da Prefeitura de Itabira. A atividade está dentro das ações pactuadas no programa Time Brasil, da Controladoria-Geral da União (CGU).

A publicação do decreto visa fornecer subsídios para a interpretação de normas aplicadas aos servidores públicos municipais, sejam efetivos ou comissionados, incentivando educação, ética e prevenção à corrupção.

Entre as regras instituídas no decreto estão que o servidor deve estabelecer no campo ético, normas específicas de conduta funcional; orientar e difundir princípios para prevenir más condutas e ampliando a confiança da sociedade na integridade das atividades da Administração Pública; reforçar o ambiente de trabalho para estimular o respeito mútuo entre servidores e qualidade dos serviços públicos; manter um bom relacionamento entre os agentes públicos, comissionados e cidadãos; amparar a secretaria responsável na apuração das condutas em desacordo com as normas e assegurar a clareza das normas disposta no Estatuto dos Servidores Públicos.

A elaboração do código contou com o apoio e participação das Secretarias de Auditoria Interna e Controladoria, Administração, Fazenda, além da Coordenadoria de Gabinete, Comunicação Social e Procuradoria-Geral do Município.

De acordo com o decreto, o agente público deverá seguir algumas condutas regidas por princípios e valores, tais como: integridade, transparência, respeito ao meio ambiente e dignidade da pessoa humana, pontualidade, dignidade e decoro no exercício das suas funções, dentre outras.

Além dos deveres já previstos no Estatuto dos Servidores Públicos, o código de condutas reafirma ações consideradas fundamentais, entre elas dar celeridade a qualquer prestação de contas para otimização dos recursos, direitos e serviços da coletividade sob o seu encargo.

Atividades do Time Brasil para aproximar a comunidade

Dentre as ações do Programa Time Brasil está previsto a promoção e capacitação da sociedade civil com temas de controle interno, transparência e combate a corrupção. No último dia 5 de março, a Secretaria Municipal de Auditoria Interna e Controladoria (SMAIC) apresentou para representantes da Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira as atividades que têm sido desenvolvidas pela secretaria e também os trabalhos realizados pelo grupo do Time Brasil.

A SMAIC fez uma apresentação sobre os processos internos, recebimento e tratamento de todas as demandas oriundas do canal de denúncia, elaboração do código de ética e o novo layout do site, fazendo com que toda a população tenha acesso às informações públicas, nos moldes da Lei 13.460/2017, que trata dos direitos dos usuários de serviços públicos, regulamentado pelo Decreto 1644/2021.

“Essas ações são fundamentais para garantir o amplo acesso da população às informações essenciais sobre conduta ética e transparência. É importante que a comunidade se aproxime cada vez mais dos órgãos públicos” afirma a secretária, Nádia Sales.

Programa Time Brasil

O programa Time Brasil foi criado em 2019 pela CGU e visa auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção por meio da valorização da transparência, integridade e participação social.

Itabira é uma das 853 cidades de Minas Gerais a aderirem ao programa. A participação do município no Programa Time Brasil, foi definida após assinatura de um protocolo de intenções entre a GCU e a Administração Pública, o documento foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage, no dia 5 de julho. A iniciativa destaca o compromisso firmado pelo atual governo de implementar ações que garantam a integridade pública do município, com transparência e envolvimento de toda a sociedade civil organizada.

Um canal de divulgação está disponível no site da CGU com detalhamento de todo o Plano de Ação. Confira no link: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/transparencia-publica/time-brasil/planos-de-acao/planos/2021/minas-gerais/itabira

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp