Magoo News Publicidade 1200x90
11/03/2022 às 12h40min - Atualizada em 11/03/2022 às 12h40min

Procon Itabira promove palestra no Dia do Consumidor e realiza mutirão de negociação de dívidas

A conferência será transmitida ao vivo de Belo Horizonte, pelo Youtube, e busca conscientizar sobre os golpes cibernéticos

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
PMI

Para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, a Prefeitura de Itabira, por meio da Procuradoria-Geral do Município/ Procon, promoverá uma palestra sobre o aumento no número de golpes contra consumidores idosos na internet. A atividade tem como público-alvo pessoas acima de 60 anos e acontecerá na terça-feira (15), às 14 horas, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

A palestra será realizada por assistentes do Procon Estadual e do Fórum dos Procons Mineiros, em Belo Horizonte, e será transmitida ao vivo para os itabiranos. O objetivo da conferência é conscientizar o consumidor sobre as estratégias usadas pelos golpistas e como evitá-los.

Ainda na terça-feira (15), das 9h às 13h30, haverá mobilização e blitz educativa, na praça Dr. Acrísio Alvarenga, no Centro. O “Procon na Praça” será realizado pela equipe do Procon Itabira. No local, serão distribuídos panfletos sobre os direitos dos consumidores, bem como orientações e atendimentos.

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira

Ao longo do mês haverá mutirão para negociação e quitação de dívidas com bancos e financeiras. A ação, que segue até o dia 31, é proposta e apoiada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A iniciativa beneficiará o consumidor que tiver dívidas em atrasos com instituições financeiras, sendo que as dívidas serão negociadas pelos canais internos dos bancos e por meio da plataforma de mediação de conflitos consumidor.gov.br, que conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras.

Com esse mutirão buscamos solucionar os problemas financeiros de muitos consumidores e orientá-los a consumir de maneira consciente”, destacou a secretária executiva do Procon Itabira, Virgínia Cleiston Magalhães Cruz.

Além da negociação de dívidas, o consumidor terá acesso a conteúdo exclusivo de orientação financeira com sugestões para gerir o orçamento doméstico, trocar dívidas mais caras por mais baratas e evitar endividamento de risco. Foi desenvolvida uma página específica para a iniciativa (www.mutirão.febraban.org.br), por meio da qual o consumidor será direcionado ao conteúdo de orientação financeira e aos canais para negociação.

Ainda neste mês será lançado o Programa de Incentivos da Nova Plataforma de Educação Financeira Meu Bolso em Dia Febraban, desenvolvida em parceria com o Banco Central. A plataforma, aberta e totalmente gratuita, possui trilhas personalizadas para diferentes níveis de conhecimento e perfil de usuário, tem o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) integrado ao seu sistema de diagnóstico, recomendação de conteúdo e agora passará a contar com o resgate de incentivos.

Os consumidores conseguirão acumular pontos no decorrer do seu aprendizado e resgatar incentivos exclusivos, oferecidos pelos bancos, de acordo com cada perfil de cliente. A nova Plataforma Meu Bolso em Dia Febraban será um importante instrumento de orientação e prevenção do endividamento de risco. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected].

 

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp