Magoo News Publicidade 1200x90
15/09/2021 às 13h45min - Atualizada em 15/09/2021 às 14h00min

Incêndio na Chapada dos Veadeiros fecha visitação ao Parque Estadual Águas do Paraíso

Área de 8 mil hectares já foi consumida pelas chamas que começaram no Vale da Lua há quatro dias. Linha de fogo está às margens da unidade e tem 7 km de comprimento.

G1
https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/09/15/incendio-na-chapada-dos-veadeiros-fecha-visitacao-ao-parque-estadual-aguas-do-paraiso.ghtml

Área de 8 mil hectares já foi consumida pelas chamas que começaram no Vale da Lua há quatro dias. Linha de fogo está às margens da unidade e tem 7 km de comprimento. Incêndio na Chapada dos Veadeiros fecha visitação Parque Estadual Águas do Paraíso
O incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros há quatro dias provocou o fechamento do Parque Estadual Águas do Paraíso nesta quarta-feira (15). Bombeiros, brigadistas, voluntários e aeronaves combatem as chamas. Uma área de 8 mil hectares já foi consumida pelo fogo, que começou no Vale da Lua no domingo (12).
O parque estadual foi criado em setembro do ano passado, tem uma área de 5 mil hectares e engloba a Catarata do Rio dos Couros, tradicional ponto turístico na região de Alto Paraíso de Goiás. O fogo está nas imediações da unidade de conservação.
“São 7 km de linha de fogo que ainda não atingiu o parque porque ele está do outro lado do Rio dos Couros ainda, mas a nossa preocupação é que atinja. Então, hoje [15] e amanhã [quinta-feira, 16], o parque está fechado e a gente pede a toda população e aos turistas que entendam a situação e não venham”, disse a chefe do parque, Tatiana Agostinho.
Incêndio próximo ao Parque Estadual Águas do Paraíso
Reprodução/TV Anhanguera
Bombeiros usam sopradores e abafadores para tentar controlar as chamas que se espalham rapidamente. “Temos o tempo seco, ventos que chegam a 30 km/h e a temperatura acima dos 30°C. E temos o terreno muito acidentado, que dificulta ainda mais o acesso das equipes aos focos de incêndio”, disse o capitão dos bombeiros Luiz Antônio Dias Araújo.
Já o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros não foi atingido por esse incêndio. A visitação continua aberta no local.
Incêndio
O fogo começou no Vale da Lua no domingo (12). Cerca de 100 turistas que estavam no local ficaram isolados na área devido ao fogo. Eles tiveram que esperar cerca de 1h30 para serem resgatados.
O advogado Walmir Cunha estava no local e relata que, em certos momentos, o sentimento era de preocupação. “Teve um momento em que houve um pouco de pânico, pois tínhamos que passar em uma ponte, em fila indiana, e as pessoas começaram a se empurrar para sair. Fiquei um pouco assustado nessa hora”, disse.
Incêndio deixa turistas isolados no Vale da Lua, em Alto Paraíso de Goiás
Um brigadista voluntário ficou ferido ao cair no fogo enquanto ajudava no combate ao incêndio. Ele escorregou de uma ribanceira e caiu dentro do fogo, foi atendido em um hospital e liberado em seguida para seguir tratamento em casa.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Bombeiros combatem incêndio e resgatam dezenas de turistas isolados no Vale da Lua
Brigadista fica ferido ao cair no fogo enquanto ajudava no combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
Bombeiros combatem incêndio próximo ao Parque Estadual Águas do Paraíso
Reprodução/TV Anhanguera
VÍDEOS: reportagens sobre incêndios em Goiás

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/09/15/incendio-na-chapada-dos-veadeiros-fecha-visitacao-ao-parque-estadual-aguas-do-paraiso.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp