09/03/2022 às 08h27min - Atualizada em 09/03/2022 às 08h27min

Jornada Feito com Amor é aberta em Itabira com discussão sobre o empreendedorismo feminino

Jornada está com programação extensa na Casa do Brás até a sexta-feira (11). O local também abriga a partir de hoje a exposição de fotografias Mulheres Itabiranas: Protagonistas da Própria História

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
PMI

O Dia Internacional da Mulher foi marcado em Itabira com a abertura da Jornada Feito com Amor, na tarde desta terça-feira (8), na Casa do Brás. O evento integra o programa Mulheres em Movimento, que estimula o desenvolvimento social e econômico de mulheres itabiranas. A abertura foi marcada pela palestra da estilista e primeira-dama de Itabira, Raquell Guimarães, que abordou sua trajetória empreendedora. Durante o momento de bate-papo com itabiranas, a palestrante lembrou que, muitas vezes, as mulheres são empreendedoras por necessidade, uma vez que têm que administrar as atribuições não profissionais junto às profissionais.

A maternidade e tudo o que envolve os cuidados que estão na seara feminina muitas vezes nos atrapalham na carreira profissional. Aí, passamos a empreender porque a gente consegue fazer nosso horário e conseguimos trabalhar administrando outras coisas. Esse é o empreendedorismo por acaso de uma grande maioria de mulheres brasileiras que querem criar algum produto, serviço ou ideia e conseguir harmonizar isso com as suas outras atribuições”, explicou.

Raquell Guimarães também reforçou que mesmo as mulheres que decidem focar na carreira profissional precisam discutir ideias de governança, sustentabilidade e o propósito de seu empreendimento. “Temos que pensar na finalidade do que produzimos ou do serviço que prestamos para que possamos empoderar outras mulheres e ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor para todos. Parabenizo a Prefeitura de Itabira que idealizou esse evento e nos possibilita discutir o poder do empreendedorismo na vida das mulheres”, finalizou.

Após a primeira palestra, foram propostas diversas atividades às participantes, como a discussão “Passado, presente e futuro – perspectivas, desafios e oportunidades”; e as palestras “Mulher! História, Direitos e Perspectivas” e “Proposta de Valor”. O evento segue até a sexta-feira (11), às 19h30, com espaço para oficinas e mentoria, compartilhamento de experiências, mostra de economia criativa, apresentações artísticas, exposições e vendas de produtos feitos por itabiranas.

O primeiro dia da Jornada Feito com Amor em Itabira contou ainda com a abertura da exposição “Mulheres itabiranas: protagonistas da própria história”. A mostra traz fotos de mulheres do município que carregam trajetórias de coragem, força e luta.

Saiba mais

A Jornada Feito com Amor em Itabira é realizada pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O projeto oferece uma série de atividades para qualificar e valorizar produtos e serviços de mulheres itabiranas.

São quatro dias de atividades como mostra de produtos e talentos, oficinas, roda de saberes e debates. Todas as mulheres são convidadas a participar: aquelas que já estejam desenvolvendo produtos e serviços e/ou aquelas que buscam inspiração para empreender.

Durante as atividades dessa semana teremos muita coisa acontecendo. Todo mundo que vier vai encontrar muitas oportunidades, seja de conhecer produtos da mulheres itabiranas como também poder fazer networking e conhecer outras mulheres que também estão produzindo e poder se associar. Já temos um processo de compra coletiva querendo acontecer. Este é um projeto que começa agora e acreditamos que muita novidade e coisas boas podem surgir daqui”, enfatizou a superintendente de Ciência, Tecnologia e Informação, Joana Camilo Rajão Costa.

Mulheres em Movimento

A Jornada Feito com Amor em Itabira e a exposição “Mulheres itabiranas: protagonistas da própria história” são ações do programa Mulheres em Movimento, da Prefeitura de Itabira. O objetivo do programa é destacar o protagonismo feminino, dando mais visibilidade e empoderamento às mulheres.

A campanha institucional de valorização feminina apresentará várias atividades durante o mês de março. As ações buscam alcançar aspectos como empreendedorismo, saúde da mulher, igualdade de gênero, assistência jurídica e social, desenvolvimento econômico, dentre outros.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp