08/03/2022 às 10h33min - Atualizada em 08/03/2022 às 10h33min

Opinião - Alvaro Costa e Silva: O vale-tudo da guerra cultural

De um lado cancela-se Dostoiévski e do outro bloqueia-se a internet

Alvaro Costa e Silva
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/alvaro-costa-e-silva

Os acontecimentos históricos costumam imitar uns aos outros até nos detalhes. O comboio russo que avança em direção a Kiev não pode confiar nas placas de orientação: elas foram trocadas ou invertidas para confundir o inimigo. Como conta Milan Kundera em seus romances, a mesma coisa aconteceu em 1968 durante a invasão da antiga Tchecoslováquia pelos tanques soviéticos.

Além da opressão, a burrice política também retorna em ciclos. Uma apresentação de "Romeu e Julieta" pelo Balé Bolshoi, transmitida para a televisão de 112 países em 1976, foi proibida no Brasil. A explicação revelou a lógica dos milicos no poder: o Bolshoi era russo, a Rússia comandava a União Soviética, portanto o balé era comunista.

No "Febeapá", Stanislaw Ponte Preta registra que em 1967 um filme clássico de Serguei Eisenstein, "Ivan, o Terrível" —a história do czar que viveu no século 16—, não pôde ser exibido em Belém do Pará. A censura era para impedir que o "credo vermelho" se difundisse entre nós. É bom ficar só nesses dois exemplos, para não dar ideia ao secretário de Cultura, Mario Frias.

Do outro lado, Putin —atual crush de Bolsonaro— resolveu cancelar no varejo e atacado. Com Facebook e Twitter já bloqueados, prepara-se para desconectar a Rússia da internet mundial. Além disso, determinou 15 anos de prisão para quem divulgar "notícias falsas" sobre a guerra. Guerra, aliás, que não pode ser chamada pelo nome. O correto, para o Kremlin, é "operação militar especial".

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp