Magoo News Publicidade 1200x90
15/09/2021 às 13h51min - Atualizada em 15/09/2021 às 14h00min

Abastecimento em Uberaba: Codau amplia horário de fechamento de reservatórios de água; veja cronograma

Manobras devem ocorrer 2 vezes em cada um dos 11 Centros de Reservação nesta semana. Alternativa teve que ser adotada para recuperar os níveis dos CRs, já que o consumo de água aumentou neste período de estiagem.

G1
https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2021/09/15/abastecimento-em-uberaba-codau-amplia-horario-de-fechamento-de-reservatorios-de-agua-veja-cronograma.ghtml

Manobras devem ocorrer 2 vezes em cada um dos 11 Centros de Reservação nesta semana. Alternativa teve que ser adotada para recuperar os níveis dos CRs, já que o consumo de água aumentou neste período de estiagem. Morador fecha torneira gotejando
Divulgação
Assim como ocorre desde o início de agosto, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) continua programando o fechamento dos Centros de Reservação (CRs) de Uberaba devido ao alto consumo de água neste período de estiagem. A medida é necessária para recuperação de nível e, assim, garantir o abastecimento à população. Porém, a partir desta semana, o fechamento foi ampliado de 4 horas para 6 horas.
Antes, pelo menos cada um dos 11 CRs era fechado duas vezes por semana durante a madrugada, entre meia-noite e 4h. Agora, cada um é fechado duas vezes por semana, entre meia-noite e 6h.
Veja o cronograma:
Quarta-feira (15): CR-4 (Amoroso Costa), CR-5 (Abadia), CR-10 (Gameleira), CR-11 (Uberaba I), CR-12 (Vila Ozanan)
Quinta-feira (16): CR-2 (Fabrício), CR-6 (Olinda), CR-8 (Parque das Américas), CR-9 (Aeroporto) e CR-13 (Valim de Melo)
Sexta-feira (17): CR-4 (Amoroso Costa), CR-5 (Abadia), CR-10 (Gameleira), CR-11 (Uberaba I) e CR-13 (Valim de Melo)
Sábado (18): CR-2 (Fabrício), CR-3 (São Benedito), CR-4 (Amoroso Costa), CR-6 (Olinda), CR-8 (Parque das Américas) e CR-9 (Aeroporto)
Domingo (19): CR-2 (Fabrício), CR-3 (São Benedito), CR-5 (Abadia), CR-6 (Abadia), CR-12 (Vila Ozanan) e CR-13 (Valim de Melo)
O que determina o fechamento dos reservatórios?
De acordo com a Codau, houve um aumento de 10% no consumo de maio para junho e mais 2% entre junho e julho, resultando em um acumulado de 12%. Isso representa quase 6 milhões de litros de água a mais sendo consumidos na cidade.
O presidente da autarquia, José Waldir de Sousa Filho, afirmou que uma das alternativas adotadas para garantir o abastecimento é fechar determinados CRs durante a madrugada para que amanheçam com melhor capacidade de distribuição de água ao longo do dia.
A suspensão da distribuição é determinada pela velocidade de consumo de cada região, portanto, decidida em tempo real, através de monitoramento na Estação de Tratamento de Água (ETA). A Codau explicou que o cenário dificulta a previsão do período de suspensão, que depende, então, do perfil de consumo daquele determinado momento.
Ao todo, a cidade conta com 11 CRs, que têm uma capacidade de armazenar 78 milhões de litros.
CR-12 Vila Ozanan
Codau/Divulgação
Falta de água
A Codau informou que o Rio Uberaba, principal manancial de abastecimento público da cidade, logo após o final da temporada de chuva deste ano, começou a apresentar estresse hídrico em virtude da seca histórica que atinge o Sudeste do país.
Desde abril, a autarquia tem comunicado sobre a situação preocupante e alertado para as dificuldades que a estiagem iria provocar no abastecimento público.
Leia também: Nível dos rios que abastecem Uberlândia e Uberaba cai e autarquias monitoram vazão para garantir abastecimento
A última chuva significativa registrada na cidade foi no dia 31 de maio, com 39,6 mm de precipitação, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Por causa do baixo volume de água no Rio Uberaba, a Codau teve que antecipar, em 73 dias, a transposição de água do Rio Claro. A Companhia afirmou que, até o momento, a vazão tem sido suficiente para atender a cidade. O sistema de transposição é usado desde 2003, para auxiliar na vazão do Rio Uberaba durante o período de seca.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2021/09/15/abastecimento-em-uberaba-codau-amplia-horario-de-fechamento-de-reservatorios-de-agua-veja-cronograma.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp