Magoo News Publicidade 1200x90
24/02/2022 às 08h00min - Atualizada em 24/02/2022 às 08h00min

Biden: “É o início da invasão russa”

Meio
Meio

“Este é o início de uma invasão russa”, afirmou ontem o presidente americano Joe Biden, em pronunciamento da Casa Branca. “É hora de começarmos com sanções.” A mesma decisão tomada em Washington foi acompanhada pela União Europeia e pelo Reino Unido, com variações. Mas todos os membros da OTAN seguem reafirmando que ainda há portas diplomáticas abertas. Blindados russos, em número limitado, entraram na madrugada de terça-feira nas duas províncias ucranianas de Luhansk e Donetsk, onde paramilitares financiados por Moscou já operam faz alguns anos. São, de acordo com o Kremlin, “tropas de paz”, mas a operação não foi reconhecida como legítima pelo Conselho de Segurança da ONU. Foi, ainda assim, uma invasão contida e boa parte do poder militar concentrado na fronteira da Rússia com Ucrânia ainda não recebeu ordens de entrada do presidente Vladimir Putin. (CNN)

Os analistas militares estimam que aproximadamente um terço das forças russas estão em posições avançadas, próximo às fronteiras, em modo de espera. Mas, longe de quartéis, alojados de forma improvisada, estes militares têm um limite que está próximo de ser ultrapassado. Faz um frio intenso, nesta época do ano, na região. Segundo esta avaliação, Putin não terá escolha que não movê-los em breve. Ou retirá-los ou fazer com que avancem. (Guardian)

Enquanto isso... O presidente ucraniano Volodymyr Zelenski convocou ontem todos os militares reservistas para a ativa. “Se ficarmos em silêncio hoje, desapareceremos amanhã”, ele afirmou. Zelenski trata esta como uma luta pela existência de seu país. (Guardian)

A União Europeia listou 27 bancos, empresas e pessoas da Rússia que deverão ter o acesso a contas correntes em território da UE cortado, além de proibição de investimento nos mercados de capital. O mesmo vale para 351 membros da Duma, o parlamento. Os EUA proibiram negócios com os dois bancos estatais russos, que são usados para financiar o poder militar do país. Quatro famílias da oligarquia russa também foram proibidas de fazer qualquer negócio nos Estados Unidos. O Reino Unido, por sua vez, pinçou cinco bancos russos e três dos mais ricos empresários do país para cortar relações. E, na Alemanha, o chanceler Olaf Scholz decidiu não homologar o gasoduto Nord Stream 2, que passaria a conectar os dois países. Os países membros da OTAN ainda têm uma longa lista de sanções que podem impor. (BBC News)

Editorial do New York Times: “Em algum momento do ano passado, quando seu poder pessoal já estava seguro pelo resto da vida, com os EUA divididos internamente e sem apetite por guerras e a OTAN com desentendimentos, Mr Putin decidiu que era hora de esticar seu domínio sobre territórios que ele considera russos. O que seu cálculo obviamente ignorou é que os ucranianos não demonstraram interesse de voltar ao controle de Moscou. Quanto mais Mr Putin os provoca, mais fortemente se identificam como ucranianos. Mr Putin também não percebeu que as democracias ocidentais, por maiores que tenham seus problemas, seguem capazes de se juntar perante uma ameaça comum. Paciência, neste momento, não é o mesmo que apaziguar. Mr Putin tenta provocar uma reação exagerada de Ucrânia e Ocidente. Não há justificativa para o reconhecimento russo das duas ‘repúblicas’, mas o cataclisma que se abateria sobre Ucrânia e Europa em caso de invasão plena justifica manter o esforço diplomático.”

Donald Trump: “Eu estava assistindo à TV, ontem, e disse. ‘Isso é genial.’ Putin declara uma parte da Ucrânia independente. É maravilhoso. Agora ele vai entrar com tropas de paz. A gente podia fazer isso na nossa fronteira sul. Esse cara é muito inteligente. Eu o conheço muito, muito bem.” (CNN)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp