Magoo News Publicidade 1200x90
19/01/2022 às 16h41min - Atualizada em 19/01/2022 às 16h41min

Gestores escolares da rede municipal participam de formação com foco em aprendizagem

A capacitação começou em janeiro e será desenvolvida até novembro de 2024

Coordenadoria de Comunicação PMI
Coordenadoria de Comunicação PMI
PMI

Começou neste mês de janeiro, a formação dos diretores escolares, da rede municipal de Itabira. Com foco em gestão e aprendizagem, a capacitação tem como objetivo fortalecer o trabalho, aprimorando as competências e habilidades, visando a elevação dos resultados dos estudantes da cidade. A formação se estende até novembro de 2024 e tem como público-alvo os gestores da rede nomeados em 2022, além dos efetivos em exercício.

A formação continuada para gestores escolares foi organizada em módulos compostos de temas que abordarão desde a questão das tecnologias e os desafios atuais até os pilares que sustentam a gestão, o saber, o pedagógico, o administrativo-financeiro, as pessoas e o relacional. Assim, a proposta é trabalhar os módulos coletivamente e em níveis, com encontros mensais, incluindo a Educação Infantil e Ensino Fundamental - anos iniciais e finais. A formação por nível proporcionará estudos específicos da faixa etária em que o gestor está atuando.

Além das discussões específicas, o foco será a implementação da Proposta Pedagógica a partir do Currículo Mineiro e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conduzindo a implementação da Sistematização e Organização do Trabalho Pedagógico. As capacitações  também auxiliarão no alinhamento das ações da Secretaria de Educação, como na padronização de documentos de planejamentos de aulas, acompanhamento pedagógico e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com a secretária de Educação, Luziene Lage, a ideia é incentivar a reflexão sobre as práticas na gestão escolar, objetivando o desenvolvimento de estratégias favoráveis na melhoria do ambiente dentro da escola, nos processos educativos, administrativos e pedagógicos com foco na melhoria dos resultados e desempenhos escolares.

“ Queremos promover a socialização de práticas que possam fortalecer a gestão pedagógica, contribuindo com a melhoria da qualidade da educação, além de apresentar aos gestores os mecanismos que possibilitem ampliar a capacidade de analisar e resolver problemas à luz dos princípios que regem a gestão democrática”, destacou Luziene.

Ainda, segundo a secretária, a formação vai proporcionar conhecimento para a elaboração e o desenvolvimento de projetos e atividades na área de gestão, com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); proporcionar oportunidades aos gestores escolares para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar.

por Coordenadoria de Comunicação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp