Magoo News Publicidade 1200x90
17/01/2022 às 08h05min - Atualizada em 17/01/2022 às 08h05min

Café com Cultura

17a 21 de janeiro 2022

Meio
Meio

Cultura

“Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira.” No tempo das notícias falsas fica ainda mais pungente o “Artigo V” do poema Os Estatutos do Homem, escrito em 1964 pelo poeta amazonense Thiago de Mello, que morreu na sexta-feira, aos 95 anos. Uma resposta ao Ato Institucional número 1 da ditadura militar, o poema ressalta o amor pela liberdade e o lirismo de seu autor, nascido em 1926 na cidade ribeirinha de Barreirinha. Diplomata, era adido cultural no Chile quando o golpe brasileiro interrompeu-lhe a carreia. Passou anos no exílio, sem jamais abandonar o amor pelo Brasil e pela Amazônia. (Folha)

Para ler com calma. Em novembro de 1965, o ditador Castello Branco chegava para uma cerimônia no Rio, quando foi recebido por uma vaia. A polícia correu atrás do grupo, conta Bernardo Mello Franco, e prendeu oito deles, todos da nata da intelectualidade. Um escapou, mas entregou-se à polícia em solidariedade aos amigos. Assim era Thiago de Mello. (Globo)


Morreu ontem no Rio a atriz Françoise Forton. Ela tinha 64 anos e lutava há décadas contra um câncer. Em 50 anos de carreira, Françoise participou de mais de 40 novelas, mas seu papel mais famoso foi como a adorável Tetê, a moça do interior de São Paulo que quase se torna Miss Brasil em Estúpido Cupido, de 1976. Relembre momentos marcantes da carreira da atriz. (g1)

Célebre pelo filme A Última Sessão de Cinema (1971), o cineasta americano Peter Bogdanovich, que morreu no dia 6, aos 82 anos, terá seu derradeiro trabalho distribuído não nas telonas, mas em blockchain. No próximo dia 25 será lançado na rede Ethereum LIT Project 2: Flux, que consiste de clipes em NFTs da atriz Kim Basinger expressando emoções dirigida por Bogdanovich, que fez também a narração. “É uma nova mídia, e Peter estava decidido a mergulhar nela”, disse Oren Segal, empresário do cineasta. (Deadline)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp