Magoo News Publicidade 1200x90
23/12/2021 às 12h00min - Atualizada em 23/12/2021 às 12h00min

Em visita a Itabira, ONU Mulheres apresenta resultados do projeto Cidade 50-50

A iniciativa se prepara para o encerramento das atividades no próximo ano

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
A visita terminou com um almoço no quilombo Morro Santo Antônio, com a presença da Diretora de Promoção da Igualdade Racial, Nyara Crispim, e a gerente de projetos e responsável pela cooperação com Itabira, Lívia Alen

A equipe da ONU Mulheres visitou Itbaira na última semana e apresentou a setores da Prefeitura as atividades desenvolvidas no projeto Cidade 50-50. A analista de Programas, Ana Claudia Pereira, e a gerente de projetos e responsável pela cooperação com Itabira, Lívia Alen, participaram de reuniões com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Breno Pires; Agricultura e Abastecimento, Mauro Ferreira; de Governo, Geraldo Majela Pena Torres; e com o assessor de Gestão Programas e Metas, Gabriel Quintão. O objetivo dos encontros também foi discutir sobre as recomendações feitas pelo projeto ao município a respeito das políticas públicas de gênero e raça.

De acordo com o secretário Breno Pires, a visita foi importante para acertar detalhes sobre as atividades de encerramento do projeto, que acontece na Semana da Mulher, período marcado pelo dia 8 de março. Na oportunidade, será trabalhado o empoderamento e empreendedorismo feminino.

“Assumimos e demos continuidade ao projeto da ONU Mulheres iniciado no ano passado, com a proposta de construir uma Itabira 50-50, com mais oportunidade para as mulheres. O projeto consiste em relatórios e diagnóstico da situação da mulher na cidade. Assim, recebemos esse documento que nos ajudará a construir um plano de ação, em conjunto com o nosso Plano de Metas”, destacou o Breno Pires.

Segundo Lívia Alen, é a primeira vez que a ONU Mulheres trabalha em nível municipal.

“Nosso trabalho é plantar sementes e essas já estão dando frutos. Percebemos que o prefeito Marco Antônio Lage possui um olhar atento às questões relacionadas a gênero e raça. Esperamos que haja organismos, como já existe a Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, para as mulheres em Itabira também. A ONU Mulheres está ajudando e quer ajudar ainda mais para que a Prefeitura possa implantar políticas públicas transversais em gênero e raça, garantindo que toda a população tenha acesso da melhor forma possível”, destacou a gerente de projeto.

O assessor de Gestão, Programas e Metas, Gabriel Quintão, recebeu kits como cortesia da ONU Mulheres

Neste ano, o projeto Cidade 50-50 participou da análise do Plano de Metas Itabira Agora e prestou assessoria técnica na construção do Termo de Compromisso para Enfrentamento ao Racismo assinado pelo prefeito, durante a programação da Semana da Consciência Negra. Além disso, foi feito o diagnóstico sobre a inclusão digital de meninas e mulheres da cidade e também da situação econômica das mulheres rurais.

 “Foi feita a análise do fluxo de serviços de atendimento em situação de violência de gênero e os cursos ‘O valente não é violento’ e ‘Políticas Públicas para mulheres’, ressaltou Lívia Alen.

A expectativa é que em 2022 seja lançado, em parceria com a Prefeitura, um documento com recomendações para transversalização de gênero e raça na semana do 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Este documento estará disponível como modelo para inspirar outras prefeituras.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp