07/09/2021 às 13h47min - Atualizada em 07/09/2021 às 14h00min

Cartão-postal de Salvador, Farol de Itapuã completa 148 anos de fundação

Torre foi construída a pedido do Barão de Cotegipe, e inaugurada em 7 de setembro de 1873. Intervenções culturais de grupos da comunidade ocorrem durante o dia para celebrar a data.

G1
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/09/07/cartao-postal-de-salvador-farol-de-itapua-completa-148-anos-de-fundacao.ghtml

Torre foi construída a pedido do Barão de Cotegipe, e inaugurada em 7 de setembro de 1873. Intervenções culturais de grupos da comunidade ocorrem durante o dia para celebrar a data. Farol de Itapuã completa 148 anos nesta terça-feira; confira
Um dos cartões postais mais visitados de Salvador, o Farol de Itapuã completa 148 anos nesta terça-feira (7), dia em que se comemora também a Independência do Brasil. O farol está entre os cinco mais antigos da Bahia e foi erguido para orientar as embarcações que chegavam ao local e diminuir os acidentes causados pelo grande número de rochas e bancos de areia na região.
Ganhadeiras de Itapuã comemoram vitória da Viradouro em Salvador; Margareth e Lore também celebram
A torre de ferro fundido foi desenhada pelo engenheiro Zózimo Barroso, após um pedido feito pelo Barão de Cotegipe, então Ministro da Marinha do Brasil, e construída originalmente com 30,5 metros. Atualmente, o farol possui 21 metros de altura.
A região do Farol é utilizada constantemente para intervenções culturais e, nesta terça-feira, o bloco afro Malê Debalê realiza uma apresentação no local, próximo à Pedra da Piraboca, onde está erguida a torre.
No local também está também a baleia-rosa, entregue à comunidade de Itapuã pela escola de samba carioca Viradouro. A agremiação foi campeã do Carnaval do Rio 2020 utilizando a história das Ganhadeiras de Itapuã como samba-enredo.
Bloco Afro Malê Debalê realiza apresentação em comemoração aos 148 anos do Farol de Itapuã
Adriana Oliveira/TV Bahia
Cristiano Loureiro, idealizador do movimento de resgate da festa no Farol de Itapuã, disse que a celebração segue com apresentações de grupos culturais, musicais e da comunidade.
“Hoje vai ter Itapuanzeiros, uma banda percussiva, Kibairerê, crianças que têm uma banda percussiva, grupo Pedra que Ronca (competição de stand-up), grupo Pinaúna Clube, Soteroambiental, que está dando uma limpeza aqui na área. E o Malê Debalê, que está se apresentando para fazer essa grande festa”, comentou.
O historiador Roberto Pessoa informou que o farol passou por algumas restaurações e mudou a cor original. Além disso, tem uma importância estética e física para a capital baiana.
“No início ele era roxo-terra. Depois passou a ser laranja e branco, e na última restauração ficou com essas cores vermelha e branca”
“Além da importância física, tirar o navegador e pescadores de encalhar em bancos de areia, como já aconteceram vários naufrágios de navios a vapor, ele hoje é um resgate porque, além de embelezar a casa como um bom quadro, ele tem a função de orientar os navegantes”.
Farol de Itapuã completa 148 de fundação nesta terça-feira (7)
Reprodução/TV Bahia
Ainda de acordo com Pessoa, a passarela entre o farol e a vila de moradores foi construída para evitar que o funcionário ficasse “ilhado” à torre durante o expediente, em caso de enchente da maré. No entanto, com o uso da tecnologia, o serviço noturno do faroleiro passou a ser dispensado.
“Depois de 1950, o faroleiro não precisou mais dormir aqui. Antes era [movido] a óleo, depois a gás e hoje ele é elétrico", disse o historiador.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/09/07/cartao-postal-de-salvador-farol-de-itapua-completa-148-anos-de-fundacao.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp