Magoo News Publicidade 1200x90
16/12/2021 às 19h03min - Atualizada em 16/12/2021 às 19h03min

Prefeitura de Itabira recebe representantes da CGU

A visita faz parte do Programa Time Brasil da Controladoria-Geral da União (CGU) que está integrado ao município desde julho, quando foi assinado pelo Prefeito Marco Antônio Lage, o termo de adesão para desenvolver no município ações de transparência

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
PMI

A Prefeitura de Itabira recebeu a visita de representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), na segunda-feira (13), para discutir o desenvolvimento de ações pactuadas. Os trabalhos se baseiam na metodologia de uma gestão mais eficiente, obedecendo três pilares: transparência, integridade e participação social.

Márcio Almeida de Amaral, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da CGU-MG e Tatiane Pires Madureira, auditora federal de Finanças e Controle estiveram reunidos com o secretário municipal de Auditoria e Controladoria, Maurício Mendes e grupo de trabalho formado por representantes das secretarias de Administração, Planejamento e Gestão, Fazenda, além da Procuradoria-Geral do Município e da coordenadoria de Ouvidoria, que estão envolvidos nas 19 ações pactuadas com o Time Brasil.

Márcio de Amaral lembrou que Itabira foi uma das primeiras cidades a aderirem ao programa e a importância desta ação. “A razão da visita é conversar com as equipes envolvidas, de modo a estreitar esses laços, verificar o que está indo bem ou o que município possa estar com alguma dificuldade, para podermos ajudar. Esta parceria teve início no primeiro semestre e a partir deste momento nós já começamos a conversar sobre as ações. O município criou um plano de ação com várias iniciativas nas áreas ligadas a código de conduta, relacionadas ao portal da transparência e com o intuito de auxiliar a implantar o programa e melhorar a gestão” explicou o coordenador.

De acordo com Maurício Mendes, os especialistas da CGU vieram conhecer a área de controle interno e assessorar o grupo de trabalho do Time Brasil na execução de ações pactuadas. “Este passo é extremamente significativo. Nós aderimos ao Time Brasil e temos várias ações em três pilares que são fundamentais para uma boa gestão pública. Temos várias ações que nos comprometemos a desenvolver com o apoio das demais secretarias envolvidas e a CGU, para que possamos definitivamente implantar esta política com uma gestão mais transparente” define o secretário.

Programa Time Brasil

Criado em 2019 pela CGU, o programa Time Brasil, tem como objetivo auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção por meio da valorização da transparência, integridade e participação social.

Itabira foi uma das primeiras cidades mineiras a aderirem ao programa. A adesão ao Programa Time Brasil, da Controladoria-Geral da união, foi assinada pelo prefeito Marco Antônio Lage, no dia 5 de julho. A iniciativa visa destacar o compromisso firmado pelo atual governo de implementar ações que garantam a integridade pública do município, com transparência e envolvimento de toda a sociedade civil organizada.

Um canal de divulgação está disponível no site da CGU com detalhamento de todo o Plano de Ação. Confira no link: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/transparencia-publica/time-brasil/planos-de-acao/planos/2021/minas-gerais/itabira

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp