Magoo News Publicidade 1200x90
12/12/2021 às 09h25min - Atualizada em 12/12/2021 às 09h25min

Veja a programação cultural para o aniversário de 124 anos de BH

A prefeitura preparou diversas atrações ao longo deste domingo (12) e da semana.

G1
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais
BH completa 124 anos neste domingo (imagem de arquivo) — Foto: Dudu Barbatti

Belo Horizonte completa 124 anos neste domingo (12). Para comemorar o aniversário da capital mineira, a prefeitura preparou diversas atrações culturais ao longo do dia e da semana.

Veja a programação completa:

FAN BH

A 11ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH) termina neste domingo com lançamento do livro e performance de "Diáspora Descontente", de Babilak Bah, contação de história para crianças e apresentação de shows, dentre outras atividades.

As atrações são gratuitas, com retirada prévia de ingressos, e ocorrem em diferentes endereços. A programação completa está disponível no site do FAN.

Circuito Municipal de Cultura

O compositor, cantor e instrumentista Mateus Aleluia Filho apresenta o show de lançamento do álbum "Sopro do Interior", por meio do projeto Música de Domingo, em comemoração ao aniversário de Belo Horizonte.

A apresentação, uma parceria com o 11º FAN BH, acontece presencialmente, no Teatro Francisco Nunes (Avenida Afonso Pena, 1321 - Centro), neste domingo, às 17h, com retirada gratuita de ingressos pela internet.

Festejos na Lagoa - Edição Especial

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado comemora sete anos em 2021. Esta edição do projeto Festejos na Lagoa destaca a trajetória deste equipamento cultural, com rodas de conversa sobre a tradição dos grupos, agentes culturais e comunidades.

As conversas serão exibidas no canal da Fundação Municipal de Cultura. Veja a programação:

12/12 - 11h: Roda de Conversa: Literatura de Cordel (Madu Costa e Seu Ribeiro, com mediação de Ricardo Evangelista)13/12 - 11h: Roda de Conversa: Capoeira e Ancestralidade (Mestre Primo e Ana Tamanco, com mediação de Rosália Diogo)

Mostra Arena – Travessias

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam a Mostra Arena – Travessias, que integra o processo de formação de alunos da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. A programação é gratuita.

O espetáculo "Tempo dentro", de formação do curso de dança, faz parte da programação de comemoração do aniversário da Belo Horizonte.

A última apresentação ocorre neste domingo, às 19h, no Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho), com retirada de ingressos antecipada. A solicitação deve ser realizada por meio do e-mail [email protected].

"Tempo dentro" é uma experiência dançante repleta de sentidos, emoções e significados que celebra o valor do afeto, da diversidade e a oportunidade do encontro.

Territórios Criativos: Mostra Periférica de Música - Exibição de vídeos

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam, nas próximas quinta (16) e sexta-feira (17), os vídeos das apresentações da Mostra Periférica de Música.

A ação, viabilizada pelos centros culturais municipais, por meio do projeto Territórios Criativos 2021 em parceria com a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, focou no protagonismo de artistas e grupos locais em processo de profissionalização.

A Mostra realizou uma série de ações formativas, como qualificações técnicas sobre figurino, produção, capacitação para editais e gestão de redes sociais.

Mais de 65 artistas e grupos foram contemplados – 18 concluíram o processo formativo e foram selecionados para a etapa final da mostra, com a gravação profissional de apresentações musicais.

Os vídeos serão exibidos nos centros culturais (Jardim Guanabara, Liberalino Alves de Oliveira, Lindeia Regina, Pampulha, São Geraldo, Salgado Filho, Usina de Cultura, Venda Nova e Vila Fátima), às 19h, e também no canal da Fundação Municipal de Cultura.

Missa

O aniversário de Belo Horizonte será celebrado pela primeira vez na Catedral Cristo Rei, em construção no Vetor Norte e oficializada a Catedral da Capital Mineira no início deste ano.

A Missa Solene, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, reunirá fiéis e autoridades, às 10h30 do domingo (12), com programação que inclui a bênção do presépio da Catedral e apresentação da cantata de Natal, pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Os visitantes poderão ver o presépio da Catedral Cristo Rei, feito com a colaboração da Associação de Mulheres Catadoras de Material Reciclável, que é obra do artista Léo Piló.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp