Magoo News Publicidade 1200x90
10/12/2021 às 14h12min - Atualizada em 10/12/2021 às 14h12min

Café com Cultura

Bravo! indica 10 a 16 de dezembro

Bravo
Bravo

NOVO EPISÓDIO DO PODCAST NO AR

 

A escritora Conceição Evaristo (Foto: Lis Pedreira)

No último podcast do ano, temos o prazer de receber a escritora e poeta Conceição Evaristo, que fala sobre a sua participação recente na Flip, os desafios da escrita no período de isolamento e a tentativa de tornar tanto o meio editorial quanto a linguagem literária mais diversos. No Papo Cabeça, a cantora Alessandra Leão comenta como a criação em movimento, realizada em caminhadas livres ao lado de artistas populares, influenciou a concepção do disco Acesa, que é acompanhado por uma websérie homônima. Como sempre, a redação oferece dicas de cultura sobre o que passou e o que vem por aí, do rico acervo do pianista Nelson Freire abrigado pelo Instituto Piano Brasileiro à série Get Back, que leva uma espécie de reality show avant la lettre dos Beatles à plataforma Disney+. Ouça no seu tocador preferido.


AGENDA VIRTUAL

 

Cena de A Grande Viagem ao País Pequeno, de Marina Viñoles

38 filmes de 12 países compõem a programação do 16º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que realiza a partir de hoje sessões presenciais e online. Entre os destaques está a exibição de A Grande Viagem ao País Pequeno, documentário de Mariana Viñoles premiado em Gramado que retrata o processo de adaptação de refugiados sírios no Uruguai.

Na terça, os Racionais MC’s realizam uma live em parceria com a YouTube Music e Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Sob a regência de Thierry Fischer, a Osesp realiza hoje a estreia de Ojí – Chegança e Ímpeto, do compositor baiano Paulo Costa Lima. Amanhã, o Abstrai Ensemble apresenta um programa contemporâneo na Sala Cecília Meireles. No domingo, o pianista Cristian Budu interpreta obras de Bach e Camargo Guarnieri, entre outros, no último recital do ano da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Na quinta, Fabio Mechetti e a Filarmônica de Minas Gerais encerram a temporada com O Pássaro de Fogo, de Stravinsky, e a Sinfonia nº 9, de Beethoven.

Até o dia 12, o Festival Curta Brasília comemora 10 anos com uma edição online e gratuita, que disponibiliza mostras em realidade virtual de curtas nacionais e internacionais.

O diretor Rodrigo Portella inicia nessa sexta a temporada da performance audiovisual de autoficção (RE)Play no canal do Sesc Rio de Janeiro no YouTube.

No domingo será lançado o aplicativo Projeto Afro: Além da Tela, que pretende conectar usuários à iniciativa homônima de mapeamento e difusão de artistas plásticos negros. De Abdias Nascimento a Ana Raylander Mártis, 170 nomes já foram cadastrados.

O Projeto Câmbio estreia hoje a performance de dança online Round Midnight/Hora Zero, realizada entre Amsterdã e Rio de Janeiro pelos coreógrafos Arno Schuitemaker e Cristina Moura. 

Na segunda, o ciclo 1922: Modernismos em Debate chega ao fim com a participação de Flávia Camargo Toni, Nelson Olokofá Inocêncio, Carlos Augusto Calil e Carla Dias.

No mesmo dia, o Itaú Cultural estreia no YouTube o programa Em Casa com Zuza Homem de Mello, com depoimentos inéditos do jornalista e musicólogo morto em 2020.

O pianista Nelson Ayres, o violinista Ricardo Herz e a baixista Ana Karina Sebastião estão entre os convidados da Jam Brasil, série de shows gravados no JazzB, em São Paulo, que serão exibidos a partir de segunda.

Comemorando 20 anos, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos combina teatro épico brechtiano e cultura negra em Hip Hop Blues, espetáculo com dramaturgia e direção de Claudia Schapira que estreia na quinta.


ATIVIDADES PRESENCIAIS

 

Dividida entre o Itaú Cultural e o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a mostra Conjunções Magnéticas reúne a partir de sábado cerca de 300 obras de Tunga, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. Antes, hoje, o Centro Cultural Fiesp abre a exposição Era uma Vez o Moderno (1910-1944), que reflete sobre o modernismo brasileiro a partir de centenas de obras e documentos de Mário de Andrade, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, entre outros. No CCBB, o legado da Semana de 1922 é pensado por novos nomes da arte em Brasilidade Pós-Modernismo, coletiva com curadoria de Tereza de Arruda que abre na quarta.

A presença de Gilberto Gil foi confirmada para a inauguração da estátua de Itamar Assumpção no Largo do Rosário, em São Paulo, nessa quarta. Estão previstas apresentações das Pastoras do Rosário, de Anelis Assumpção e do Ilú Obá De Min.

Na programação do Sesc, os destaques incluem os shows de lançamento do disco Letrux aos Prantos, de hoje a domingo no Sesc Pompeia, e o espetáculo cênico-musical O Pessoa nas Pessoas, que reúne as cantoras Mônica Salmaso e Lívia Nestrovsky hoje e amanhã no Sesc 24 de Maio.

Até o dia 19 acontece o 23º Festival do Rio, que neste ano realiza sessões gratuitas de novos filmes brasileiros, além de homenagear a revista Cahiers du Cinéma e o diretor Wong Kar Wai. No Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a instalação imersiva Quiet Room, concebida pelo Deeplab Project, pode ser visitada a partir de hoje.

Como parte de sua turnê mundial após vencer o Concurso Chopin, o pianista canadense Bruce Liu se apresenta no domingo em concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala Cecília Meireles, no Rio, e na terça realiza um recital na Sala São Paulo. Nos programas estão, é claro, obras de Frédéric Chopin.

Nota dos editores: Lembre-se de agendar a visita ou comprar seu ingresso com antecedência, além de utilizar máscaras seguras, conservar distância das outras pessoas e levar álcool em gel. Não se esqueça, também, de verificar se os locais exigem comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada.


INUTENSÍLIA POESIA

 

Na coluna da semana, Carlos Castelo entrevista a poeta portuguesa Filipa Leal, que fala sobre a liberdade de escrever e a autoironia de versos como os presentes no livro Fósforos e Metal sobre Imitação de Ser Humano. “Escolho, sempre, o caminho da liberdade: um poema deve poder ser o que escolher ser.”


LIVROS

 

Amoroso: Uma Biografia de João Gilberto, Zuza Homem de Mello (Companhia das Letras)
Primeira biografia do baiano que revolucionou a canção com sua voz e seu violão, a edição se concentra na trajetória musical de João, repassando seus shows, gravações e participação em festivais ao redor do mundo.

Um Século de Clarice Lispector, org. Yudith Rosenbaum e Cleusa Rios P. Passos (Fósforo)
Dividido em cinco partes, o volume reúne 24 ensaios sobre o universo da escritora ucraniana radicada no Rio. Entre os autores, Noemi Jaffe, Veronica Stigger, Vilma Arêas, José Miguel Wisnik, além das organizadoras.

Lugares de Origem, Yussef Campos e Ailton Krenak (Jandaíra)
Em três textos em torno da vida no planeta, há um diálogo entre os autores, uma fala de Krenak após a tragédia de Mariana e, por fim, um ensaio de Campos que parte da pintura de guerra de Krenak à frente do Congresso Nacional. 

Histórias do Tempo do Amém, Lívia Aguiar (Quintal Edições)
Em uma poesia alimentada pelo afeto e pela memória, a autora mineira revisita as reminiscências da avó, figura que é acompanhada de histórias, cores, cheiros e pessoas de um tempo em que se “marrava cachorro com linguiça”.


DISCOS

 

Roteiro pra Aïnouz Vol. 2, Don L (Independente)
O rapper cearense conseguiu um feito com o seu segundo disco da série Roteiro pra Aïnouz, que é o de fazer um álbum ainda melhor do que o volume 3. Don L é um gangsta romântico, e essa série de canções autobiográficas exploram essa dualidade de maneira eloquente. O disco também experimenta com diferentes gêneros e traz convidados como Daniel Ganjaman, Tasha & Tracie, Giovani Cidreira e Djonga.

Gueto Elegance, Badsista (Independente)
Badsista é conhecida por trazer beats e bases iradas para sons de Linn da Quebrada, Jup do Bairro e Deize Tigrona. Mas em seu primeiro disco solo, vai além dessa produção potente que dá contorno à pancadas dançantes, abraçando estilos que vão do R&B aos sons periféricos africanos e trazendo uma produção de vozes inesperada. Legal ver também novas parcerias, como com Lari BXB 777 ou com a rapper queniana MC Yallah.

Henki, Richard Dawson & Circle (Domino Recording)
Encontro fabuloso do compositor inglês de folk com a banda de metal progressivo da Finlândia. É interessante como a excentricidade vocal de Dawson, com seus falsetes amalucados, ganha outro peso ao ter por trás uma banda de rock. A temática continua próxima do folclore, com temas pastorais, marítimos e de amor, mas agora embalados numa complexidade sonora quase teatral.

Kinfolk 2: See the Birds, Nate Smith (Edition Records)
Nos temas do baterista norte-americano, formado na melhor tradição do jazz e conhecido pelas parcerias com o baixista Dave Holland e o grupo Vulfpeck, o groove é rei e organiza os solos da banda, que opera em alta voltagem em uma linguagem ancorada tanto no fusion quanto no neo-soul e no hip hop. Brilham as participações do cantor Michael Mayo, do pianista Jon Cowherd e do MC Kokayi.


FILMES

 

Amor, Sublime Amor, Steven Spielberg (Cinemas)
60 anos depois, o musical de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim que ambienta a história de Romeu e Julieta em meio às tensões raciais da Nova York dos anos 50 ganha nova versão cinematográfica.

Marighella, Wagner Moura (Globoplay)
Agora disponível em streaming, a cinebiografia se concentra nos anos finais do guerrilheiro e intelectual Carlos Marighella (Seu Jorge) e sua luta à frente da Ação Libertadora Nacional. Aproveite e ouça a entrevista do diretor ao Bravo! Podcast.


SÉRIES

 

Anjo Loiro com Sangue no Cabelo, Felipe Bragança e Marina Meliande (Canal Brasil)
Na produção brasileira, a jovem Sônia (Juliana Schalch) volta ao Rio de Janeiro depois da morte do pai e descobre que herdou um velho cinema no centro. No processo, investiga o passado da mãe, atriz que desapareceu nos anos 80.

Harlem, Tracy Oliver (Prime Video)
Ambientada no bairro historicamente negro de Nova York, a comédia gira em torno de quatro amigas que se conheceram na faculdade e agora estão na casa dos 30 anos, momento em que tentam equilibrar suas carreiras com a vida amorosa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp