Magoo News Publicidade 1200x90
07/12/2021 às 07h21min - Atualizada em 07/12/2021 às 07h21min

Copom começa nesta terça-feira última reunião do ano para definir Selic

Encontro acontece em meio à alta disseminada dos preços na economia; expectativa geral do mercado aponta para uma alta de 1,5 ponto, o que levaria a taxa a 9,25% ao ano

Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business
https://www.cnnbrasil.com.br/business
Sede do Banco Central, em Brasília Foto: Adriano Machado/Reuters

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, volta a se reunir nesta terça-feira (7) e na quarta-feira (8) para decidir, pela última vez no ano, sobre a Selic.

O encontro acontece em meio à alta disseminada dos preços na economia.

A taxa básica de juros da economia está atualmente em 7,75% ao ano — o maior nível desde setembro de 2017, quando estava em 8,25% a.a.

A expectativa geral do mercado aponta para uma alta de 1,5 ponto percentual, o que levaria a taxa a 9,25% ao ano. Em sua última reunião, o Copom também sinalizou que poderia anunciar uma nova alta de mesma magnitude da anterior, de 1,5 ponto percentual.

Mercado volta a baixar previsões para PIB e eleva estimativas para dólar Guedes admite que inflação freará economia em 2022, mas diz que país vai crescer Altas da Selic e da inflação impactam compra e venda de imóveis; entenda

Na reunião anterior, o comitê também voltou a alertar para a deterioração no balanço de riscos relacionados ao futuro do arcabouço fiscal atual.

O Banco Central começou a elevar a Selic em março deste ano, quando foi de 2% ao ano — menor patamar histórico — para 2,75% a.a.. Desde então, a taxa teve duas altas de 0,75 ponto, duas de 1 ponto e, mais recentemente, uma de 1,5 ponto.

A aceleração do ritmo da subida acompanha o avanço da inflação que, em fevereiro, quando começou o atual ciclo, estava em 5,2% no acumulado de 12 meses, ou seja, próximo do teto da meta estabelecida pelo governo, de 5,25%. Hoje, o índice já passou dos dois dígitos, e já fica bem acima dessa marca.

Vale dizer que a Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial.

O Copom reúne-se a cada 45 dias para definir a Selic. No primeiro dia, são feitas considerações técnicas e análises sobre o comportamento da economia brasileira. Já no segundo, os membros decidem e anunciam a nova taxa.

 

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp