Magoo News Publicidade 1200x90
29/11/2021 às 16h29min - Atualizada em 29/11/2021 às 18h00min

Mais uma vez, estudantes de João Monlevade se destacam em projeto da Assembleia Legislativa

Alunos do município são autores de uma das propostas aprovadas no Parlamento Jovem, que contou com a participação de 102 cidades

Notícia1
https://noticia1.com/noticia/880/mais-uma-vez-estudantes-de-joao-monlevade-se-destacam-em-projeto-da-assembleia-legislativa.html

Mais uma vez, estudantes de João Monlevade se destacam no projeto Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa. Na última sexta-feira, 26, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com as Câmaras Municipais, promoveu a etapa Estadual do Projeto Parlamento Jovem 2021. Este ano, o tema abordado foi Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e uma das propostas dos alunos monlevadenses foi eleita a nível estadual.

Devido às restrições da pandemia, a Plenária ocorreu de forma híbrida. Um aluno de cada Polo representou as cidades nas discussões presenciais na Assembleia e dezenas de outros estudantes acompanharam a transmissão da plenária e puderam votar remotamente. A aluna, Gabryella Júlia Lima, representou o Polo Médio Piracicaba, que conta também com as cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira.

Onze propostas sobre o tema, aprimoradas ao longo do projeto, foram entregues ao Legislativo. Ao longo do dia, os estudantes discutiram as propostas, fizeram destaques e votaram no que consideraram a melhor versão, semelhante ao que fazem os deputados estaduais durante a tramitação de proposições no Legislativo. Foram quatro propostas para cada um dos subtemas: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade, Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e Recursos hídricos e saneamento básico.

As matérias priorizadas compuseram o documento entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia, formulado depois da plenária. Essa comissão é encarregada de analisar as propostas e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas.

Dentre as sugestões priorizadas está uma proposta de iniciativa dos jovens de João Monlevade. A matéria prevê a determinação da obrigatoriedade de uso de filtro do tipo “Netting trash trap” ao final das redes de esgoto, em pontos estratégicos das cidades, antes de o esgoto e o lixo chegarem aos rios, com a finalidade de prevenir enchentes e diminuir o risco de congestionamentos na rede pluvial.

Nesta edição do PJ, participaram 102 municípios, sendo 25 ingressantes, divididos em 17 polos regionais.

Sobre o Projeto

O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã voltado a estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Além de estimular a educação política e a participação da sociedade, ele também fortalece o Poder Legislativo nos municípios.

Nesta 17ª edição participaram estudantes de 102 cidades, divididas em 17 polos.




Fonte: https://noticia1.com/noticia/880/mais-uma-vez-estudantes-de-joao-monlevade-se-destacam-em-projeto-da-assembleia-legislativa.html
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp