Magoo News Publicidade 1200x90
29/11/2021 às 07h53min - Atualizada em 29/11/2021 às 07h53min

Enem tem questões sobre desastre em Mariana, Copa do Brasil e carros elétricos

Segunda estapa do Exame Nacional do Ensino Médio acontece neste domingo (28)

Estadão Conteúdo
https://www.cnnbrasil.com.br/
Movimentação de estudantes em faculdade de São Paulo no segundo dia de provas do Enem FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

Estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (28), encontraram questões sobre o desastre em Mariana, ocorrido em 2015, vários itens sobre energia e uso de combustíveis, além de uma questão de análise combinatória com uma tabela da Copa do Brasil. Os candidatos fazem até as 18h30 as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação, a prova deste domingo não trouxe surpresas nem questões polêmicas. “Foi uma prova com a cara do Enem, com situações-problema, que exigia habilidade de leitura de gráfico e com contextualizações relacionadas à vida do aluno.”

Enem: Educadores explicam relação entre ciências exatas e interpretação de texto Segundo dia de prova do Enem acontece neste domingo (28) Defensoria pedirá reaplicação do Enem a alunos prejudicados com operação no RJ

Entre as questões que chamaram a atenção, estava uma na prova de Ciências da Natureza que abordava o desastre de Mariana, em Minas Gerais, em 2015, quando houve o rompimento de uma barragem da Samarco. “Falava sobre o impacto do desastre em Abrolhos, que fica bem distante e pedia para escolher algumas das espécies locais que foram afetadas pelos dejetos.”

Houve ainda várias questões sobre energia e combustíveis. Uma delas, abordou o tema dos carros elétricos, destacando o entrave do tempo de recarga desses veículos. Apesar de a prova trazer à tona o tema de energia e combustíveis, não houve, segundo Real, menção explícita ao aquecimento global. Também não havia questões sobre a Floresta Amazônica.

Em Matemática, os estudantes se depararam com uma questão de análise combinatória que usava uma tabela da Copa do Brasil, de 2015. Também encontraram itens de Geometria, como é esperado no Enem. “Vinte e uma questões envolviam leituras de gráficos e tabelas. É uma habilidade já esperada para a prova de Matemática e foi bem recorrente.”

Pais acompanharam os filhos no segundo dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (28)

Estudantes fizeram prova de ciências naturais e matemática neste domingo (28), segundo dia de prova do Enem 2021

Movimentação de estudantes no segundo dia de provas do Enem, com foco em ciências naturais e matemática. Alunos se reuniram antes do exame no Bosque dos Eucaliptos, na zona sul da cidade de São José dos Campos (SP)

Alunos se reuniram antes do exame no Bosque dos Eucaliptos, na zona sul da cidade de São José dos Campos (SP), antes de entrarem para realizar a segunda prova do Enem 2021

Chegada dos estudantes para o segundo dia de provas do Enem no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), no bairro de Prado Velho, na cidade de Curitiba (PR), neste domingo (28)

Movimentação de estudantes na Unip da Marquês de São Vicente, na zona oeste de São Paulo, para a realização do segundo dia de provas do Enem 2021, neste domingo (28)

O exame teve cinco horas de duração e está dividido em 45 questões de duas áreas do conhecimento: matemática e ciências da natureza

Estudantes encontraram questões sobre o desastre em Mariana, ocorrido em 2015, vários itens sobre energia e uso de combustíveis, além de uma questão de análise combinatória com uma tabela da Copa do Brasil

Chegada de estudantes no campos da Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na zona norte da cidade, para a realização das provas da segunda fase do Enem

O exame teve cinco horas de duração e está dividido em 45 questões de duas áreas do conhecimento: matemática e ciências da natureza

O gabarito oficial e os cadernos de questões do Enem serão divulgados pelo Inep até 1º de dezembro

Segundo dia de prova do Enem foi realizado neste domingo (28), em todo o Brasil. Segundo o Inep, os estudantes que não compareceram aos locais de prova por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas, como a covid-19, poderão pedir a reaplicação do Enem 2021, a partir de segunda-feira (29)

Segundo o Inep, os estudantes que não compareceram aos locais de prova por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas, como a covid-19, poderão pedir a reaplicação do Enem 2021, a partir de segunda-feira (29)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp