22/11/2021 às 21h00min - Atualizada em 22/11/2021 às 22h00min

Diagnóstico hídrico e educação ambiental são sugestões apontadas durante o 1º Fórum das Águas - Microbacia do Córrego dos Coelhos

Fórum foi produzido pela Prefeitura de João Monlevade, DAE e Câmara Municipal e mobilizou especialistas ambientais, políticos e comunidade

Notícia1
https://noticia1.com/noticia/857/diagnostico-hidrico-e-educacao-ambiental-sao-sugestoes-apontadas-durante-o-1º-forum-das-aguas-microb.html

O 1º Fórum das Águas - Microbacia do Córrego dos Coelhos terminou com a apresentação de diversas propostas para a recuperação do curso d´água. Os participantes do evento, após discussão dos problemas e exposição da situação atual da Microbacia por especialistas ambientais, apresentaram uma série de ações que começam a ser desenvolvidas nos próximos dias.

A Microbacia do Córrego dos Coelhos abrange uma área aproximada de oito quilômetros quadrados entre os municípios de João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo. Cerca de dez mil pessoas residem nos nove bairros localizados na região somente pelo lado de João Monlevade. Os problemas mais graves registrados ao longo da localidade são o desmatamento das Áreas de Preservação Permanentes (APP´s), assoreamento dos cursos d´água, esgotamento sanitário, a ausência de mata ciliar, a disposição inadequada de resíduos sólidos, além de bota-fora e ocupação irregular das margens dos cursos d´água.

Para sanar as questões, a primeira ação proposta é a realização de um diagnóstico da Bacia, com mapeamento das características de relevo, uso e ocupação do solo, caracterização morfométrica e hidrológica, entre outros. Também foi sugerida a identificação de proprietários rurais, dos sitiantes e dos moradores que residem no entorno dos cursos d´água, construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE para atender a região, a criação de um decreto municipal para o cumprimento da NBR 9642, que são normas para cuidados com a rede pública de esgoto e NBR 8160 – Sistema Predial, bem como a realização de trabalho de educação ambiental com a população sobre o descarte correto de resíduos.

O ambientalista e um dos coordenadores do Fórum das Águas, Geraldo Magela Gonçalves Dindão, reforçou que o evento cumpriu o seu objetivo ao propor a construção de uma consciência ambiental na bacia, além de integrar as instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável da região.

O 1º Fórum das Águas foi idealizado e produzido pela Prefeitura de João Monlevade, juntamente do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE) e Câmara Municipal.



Fonte: https://noticia1.com/noticia/857/diagnostico-hidrico-e-educacao-ambiental-sao-sugestoes-apontadas-durante-o-1º-forum-das-aguas-microb.html
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp