21/11/2021 às 09h24min - Atualizada em 21/11/2021 às 10h00min

Defesas Civis e Vale realizam simulado de emergência em Itabira

Barragens Itabiruçu, Cambucal?I,?Cambucal II, Conceição e?Rio do Peixe têm Declaração de Condição de Estabilidade positiva. A barragem Santana e o Sistema Pontal estão em nível 1 de emergência

Notícia1
https://noticia1.com/noticia/852/defesas-civis-e-vale-realizam-simulado-de-emergencia-em-itabira.html

As Defesas Civis estadual e municipal de Itabira, com apoio da Vale, realizarão no dia 27 de novembro (sábado), às 14h, o simulado prático de emergência das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Pontal. A atividade, que tem caráter preventivo, envolverá parte dos moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas de Itabira.

Comunidades participantes:

Abóboras, Aglomerado Rio do Peixe, Água Fresca, Bálsamos, Barreiro, Barro Branco, Bateias, Bela Vista, Bethânia, Campestre, Conceição, Juca Batista, Engenho, Fênix, Gabiroba, Hamilton, João XXIII, Laboreaux, Loteamento Cidade Nova, Loteamento Fazenda do Lago, Loteamento Jardim Belvedere, Loteamento Jardim dos Ipês, Loteamento José Leandro de Araújo, Loteamento Valença, Machado, Madre Maria de Jesus, Morro dos Tocos, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Palmital, Praia, Ribeira de Cima, Rio de Peixe, Santa Ruth, Santa Tereza, Vila Bethânia e Vila Conceição de Baixo.

No horário do simulado, os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Empregados que estiverem trabalhando nas ZAS operacionais das estruturas no dia e horário do simulado também participarão do exercício.

A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas de Itabira, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência com barragens de mineração.

Barragens

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Itabiruçu, Cambucal I, Cambucal II, Conceição e Rio do Peixe têm Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. A barragem Santana e o Sistema Pontal estão em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em vias internas e rodovias, das 14h às 15h.

A interdição será temporária, somente durante a realização do simulado. Clique aqui e confira as vias afetadas.



Fonte: https://noticia1.com/noticia/852/defesas-civis-e-vale-realizam-simulado-de-emergencia-em-itabira.html
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp