A proposta de construção de um memorial em homenagem às vítimas do coronavírus em João Monlevade foi aprovada pela maioria dos vereadores durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, na última quarta (17). A proposta é um anteprojeto do vereador Percival Machado (Dr. Presunto - PDT) e recebeu nove votos favoráveis, um contrário e três abstenções. Importante destacar que para ser implantado, o anteprojeto deve retornar à Casa Legislativa como projeto de Lei, de autoria da Prefeitura.
Em sua justificativa, que consta no anteprojeto, Dr. Presunto cita que o memorial é uma reverência a todas as vítimas do novo Coronavírus, homenageando individualmente cada munícipe da cidade de João Monlevade, que teve sua vida interrompida em virtude da doença. Ainda de acordo com o vereador, a proposta é de que o memorial "seja um espaço de acolhida, reencontro, reflexão e até mesmo cerimônias abrigando o luto tardio, silenciado e sufocado pela pandemia, uma vez que muitos familiares e amigos não puderam se despedir de seus entes queridos com todo o amor e respeito necessários", destacou ele no texto. O anteprojeto dá à Prefeitura o livre arbítrio de escolher o local do memorial.
Outro ponto defendido por Dr. Presunto é que no memorial tenha o nome completo da vítima, bem como sua data de nascimento e óbito. O vereador pede ainda que junto ao nome das vítimas, sejam incluídos os nomes dos profissionais da saúde que trabalharam durante o enfrentamento da pandemia "a fim de condecorar e relembrar estes heróis que contribuíram para a preservação da saúde em nosso Munícipio".