Magoo News Publicidade 1200x90
17/11/2021 às 14h10min - Atualizada em 17/11/2021 às 14h10min

Alunos de Itabira participam de recital poético sobre memória, história e preconceito racial

As atividades integram a programação da Semana da Consciência Negra

Coordenadoria de Comunicação PMI
Coordenadoria de Comunicação PMI
PMI

Com a proposta de levar a programação da Semana de Consciência Negra para as escolas, a Secretaria de Governo, Educação e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) tem preparado intervenções culturais sobre memória, história e preconceito racial para alunos de Itabira.

Durante esta semana, as escolas que demonstraram interesse junto ao projeto Conexão Jovem, estão recebendo o recital poético do artista Ronald Martins da Mata. As primeiras instituições de ensino a participarem da atividade foi a E.M. Marina Bragança de Mendonça e E.M José Gomes Vieira. 

De acordo com a diretora Deyse Dagma Rodrigues Caetano, se envolver com a proposta da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial é muito importante para os alunos.  “ Estamos resgatando a nossa ancestralidade. Nesse momento, os alunos vão conhecer um pouco da cultura negra e também despertar para o interesse e aceitação de como nós somos”, reforçou a diretora.

Nas escolas, a intervenção se divide em dois momentos: no primeiro é feita a abordagem a respeito da memória e história da cultura, das dores sofridas pelo preconceito racial. Já no segundo momento, é remontado o próprio contexto histórico sobre um novo olhar de valoração e o orgulho das raízes afro-brasileiras.

Programação da semana

Dando continuidade com a programação, nesta quarta-feira (17), será realizada a oficina - “Os Sons do Rosário - um diálogo, uma reflexão'' a partir de uma caminhada “Por dentro da tradição”- com Aldo Bibiano. A atividade será realizada na Fazenda do Pontal às 19h.

Aldo Bibiano é capitão regente da Guarda de Moçambique de N. S. Do Rosário do bairro Santa Efigênia. Possuí mestrado em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bacharelado em música pela UFMG, também atua como tubista solo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), professor do projeto Musica de Sarzedo e banda São José de Melo Franco, Brumadinho-MG. Foi Presidente do Conselho de promoção da Igualdade Racial de Brumadinho.  Atualmente realiza intensa pesquisa sobre a diáspora africana no Brasil juntamente com a Babadan Banda de Rua e Trio Orisun. 

Com o tema “A consciência é compartilhada, ensinada e tecida por várias mãos todos os dias”, a Semana da Consciência Negra tem como objetivo de criar um espaço de reflexões sobre o combate ao racismo entre outras abordagens até o dia 20 de novembro.

Confira a programação: 

Quinta-feira (18/11)

9h às 16h – Intervenções nas escolas de Itabira, com o artista Ronald Martins da Mata

9h às 16h – Oficinas

19h – Show com Nêgo Massa

21h – Show com Meninos de Minas

Local: Paredão da rua Tiradentes

Sexta-feira (19/11)

9h às 16h – Intervenções nas escolas de Itabira, com o artista Ronald Martins da Mata

9h às 16h – Oficinas

20h – Show com Raiene Silva

21h30 – Ellen Oleira

Local: Paredão da rua Tiradentes

Sábado (20/11) – Dia de Quilombo no na Feira Livre

11h – Apresentação das bandas de Marujos de Itabira

12h – Mostra Gastronômica e Artesanal: Sabores do Quilombo

15h – Roda de Samba, estilo Quizomba

13h às 17h – Exibição do documentário “Entre causos e estórias”

17h – Encerramento

por Coordenadoria de Comunicação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp