Magoo News Publicidade 1200x90
17/11/2021 às 07h45min - Atualizada em 17/11/2021 às 07h45min

Renda e escolaridade da mãe puxam notas de candidatos no Enem, aponta estudo

Pesquisa mostra a forte influência de fatores socioeconômicos no desempenho dos estudantes

Marcelle Souzacolaboração para a CNN
https://www.cnnbrasil.com.br/
Infraestrutura da escola de origem dos candidatos interfere em menor grau no resultado das provas Foto: VEETMANO PREM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma nova pesquisa mostra que fatores como renda familiar, nível de escolaridade da mãe e raça afetam de forma significativa o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As informações são de um estudo publicado nesta quarta-feira (17) na Revista de Administração Pública.

O artigo intitulado “Impacto das variáveis socioeconômicas no desempenho do Enem: uma análise espacial e sociológica” teve a participação de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP).

Para chegar aos resultados, o grupo fez um levantamento das notas da prova objetiva e da redação dos alunos que realizaram o exame em 2018. Depois, cruzaram os números com três bases de dados diferentes: dos questionários socioeconômicos do exame, das informações do Censo Escolar de 2018 e de estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No estudo, mostramos que grande parte dos fatores que influenciam a nota do Enem são socioeconômicos, ou seja, infraestrutura é importante, mas não adianta construir a melhor escola do mundo se os alunos têm menor capital econômico e cultural

O Enem é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e serve para o ingresso de estudantes em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para conseguir bolsas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Neste ano, o exame será realizado nos dias 21 e 28 de novembro, em meio à demissão de mais de 30 servidores do Ministério da Educação.

Bolsonaro diz que Enem “começa a ter cara do governo” Não houve interferência no Enem, diz Milton Ribeiro à CNN Oposição pede ao TCU investigação sobre realização do Enem O que impacta o desempenho dos estudantes

A nota do Enem é composta pelas notas das provas objetivas e de redação. Na prova objetiva, os pesquisadores identificaram que 68% da nota podia ser explicada por fatores socioeconômicos. De acordo com a análise, municípios com maior percentual de famílias com alta renda apresentaram maior média no exame.

Eles inferiram que a formação escolar e a ocupação da mãe também afetaram a nota dos alunos. Nesse sentido, cidades em que havia concentração de mães com menos anos de estudo tiveram piores notas.

O terceiro ponto relevante para o desempenho dos estudantes foi a raça: municípios com maior percentual de estudantes brancos tiveram melhor desempenho. Na outra ponta, tiveram pior avaliação os com concentração de pretos, pardos e indígenas.

Variáveis ligadas à infraestrutura da escola, como laboratório de informática, aula de espanhol e refeitório, interferiram na nota, mas em menor grau do que as anteriores.

“Por meio de ciência de dados, conseguimos criar uma ferramenta que consegue avaliar as variáveis do desempenho no Enem, entender o que está jogando a nota para cima ou para baixo com certo nível de assertividade, mostrar onde está o gargalo”, afirma Rafael Oliveira Melo, pós-graduado pela FGV e um dos responsáveis pelo levantamento.

A ideia do estudo é que, com informações mais precisas, os dados sirvam para auxiliar União, Estados e municípios na criação de políticas públicas específicas, que atuem de forma efetiva para identificar e corrigir problemas que afetem o desempenho escolar dos alunos em diferentes partes do país.

Ele dá o exemplo da cidade de Itapipoca, no Ceará, onde a média da prova objetiva foi de 481,9 no Enem de 2018, abaixo da média no país, de 507,7.

Para os pesquisadores, o desempenho está associado a variáveis como a alta proporção de estudantes pobres, negros e a baixa escolarização das mães no município.

Inep Enem: O aplicativo oficial do Enem traz -- além das informações sobre a prova, como local, horário e dados pessoais do estudante -- conteúdo para estudo com simulados, informações sobre os exames de anos anteriores e a possibilidade de visualizar sua nota e redação de provas anteriores (Android/iOS)

Questões Enem 2021 e Provas de Vestibulares: O app traz exames de anos anteriores para simulados. Além do Enem, a plataforma aposta no estudo para vestibulares, com gabaritos e explicações (Android)

Enem Game: O app visa transformar o estudo em um momento descontraído, de forma lúdica. Traz um jogo de perguntas e respostas para estimular o estudo para o Enem. São mais de 7 mil perguntas (Android/iOS)

Questões Enem - aulas, simulados e provas: o app traz todas as provas de Enem desde 2009. Aposta em simulados como forma de estudo e disponibiliza temas como Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Inglês e Espanhol (Android/iOS)

Prepara Simulado Enem 2021: O app reúne todas as provas do Enem em mais de 3.600 questões. Traz dicas para a redação, os temas abordados em anos anteriores e simulados divididos por áreas (Android)

Diferenças regionais

Segundo os dados do estudo, o desempenho em redação também foi afetado por fatores como renda, raça e nível educacional da mãe. Além disso, o percentual de estudantes com bolsas de estudos em escolas privadas afetou o desempenho na prova.

Do outro lado, escolas rurais, sem acesso à internet e estudantes indígenas têm notas mais baixas, o que indica uma desvantagem em relação aos demais da mesma rede de ensino.

“Isso mostra que deve existir um esforço do Inep para pensar uma prova que seja mais justa, atrelada à realidade social, política e econômica dos alunos, que não valorize apenas a cultura hegemônica branca, mas considere a cultural oral e as variáveis linguísticas”, afirma Anne Freitas.

O estudo mostrou a concentração de notas maiores no Enem em estados do Sul e do Sudeste do país. Segundo os pesquisadores, esse índice pode estar relacionado às rendas mais altas observadas nesses locais.

“A variável geográfica é importante e reflete as desigualdades socioeconômicas das diferentes regiões do país”, dizem os pesquisadores no artigo.

Saiba o que levar para as provas do Enem Professores dão dicas aos atrasados na preparação para a redação do Enem Enem 2021 terá medidas de segurança contra Covid-19 Enem e pandemia

O estudo leva em conta um período anterior à pandemia e, segundo os pesquisadores, é possível que os exames deste e dos próximos anos apontem para o aumento das desigualdades e para uma diminuição da média de desempenho dos alunos.

“Sabemos que o racismo estrutural e as desigualdades econômicas e culturais são barreiras para estudantes desde a educação básica até o ensino superior, e a nossa hipótese é que esses dados pioraram em um contexto de pandemia de Covid-19”, comenta Anne Freitas.

Os pesquisadores avaliam que a redução da renda das famílias no último ano e a falta de estrutura para o ensino remoto podem afetar não só a nota, mas também a participação dos jovens no exame. E alguns números já são um indício de que isso está acontecendo.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional da Juventude com 33 mil estudantes mostrou que 43% dos jovens pensaram em desistir da escola em 2021 – contra 23% no ano passado. Entre os inscritos no Enem, 57% pensaram em não comparecer à prova. De fato, a baixa adesão pode ser vista nos dados deste ano.

O Enem 2021 registrou 4 milhões de inscritos, o menor número dos últimos 13 anos. A maior redução, de 77,4%, foi entre os estudantes com renda familiar de até três salários mínimos, como mostra um levantamento realizado pelo Semesp, entidade que representa universidades privadas.

Para entender melhor o que isso significa, o grupo da FGV e da USP pretende repetir a análise em alguns anos, a fim de comparar os resultados e medir os impactos da pandemia. “A pesquisa mostra que temos uma dívida com esses estudantes, mas ela é reparável e podemos trabalhar para reduzi-la”, diz a autora.

No primeiro ano, em 1998, apenas duas universidades no Brasil utilizavam a nota do Enem como método de classificação para o vestibular

O MEC passou a conceder isenção da taxa de inscrição aos estudantes da rede pública em 2001.houve um salto no número de participantes, e no ano seguinte o Enem registrou 1.829.170 inscritos

15/01/2009: Foto de interno da Fundação CASA, em Itaquera, que faz faculdade com bolsa de estudo integral através do programa ProUni. Em 2004, o programa começou a usar a nota do Enem para concessão de bolsas de estudos integrais e parciais aos participantes

Em 2011, a participação no Enem seria obrigatória para quem quisesse financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

Estudantes realizam manifestação contra a fraude no processo do Enem 2009. Os manifestantes seguiram da Câmara Municipal, na Praça da Cinelândia, até o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Educação, no centro do Rio de Janeiro

Estudantes protestam contra as falhas no Enem em 2010. Alguns estudantes colocaram fogo em cartões de respostas e foram até o Palácio Capanema, sede do Ministério da Educação (MEC)

Estudantes fazem manifestação no vão livre do MASP, em São Paulo devido aos problemas ocorridos no Enem 2010. Vazamento dos dados dos candidatos foi um deles

A correção das redações do Enem passou a ser mais rigorosa em 2013. As providências foram tomadas para que casos como inserção de receita de miojo ou hino do Palmeiras - que receberam nota acima 500 - não sejam tolerados

O segundo dia de aplicação do Enem 2020 teve 55,3% de faltas, abstenção recorde no exame, segundo o Inep. A pandemia adiou a prova de 2020 para janeiro de 2021, mesmo assim, muitos alunos não se sentiram preparados ou seguros para fazer a prova

Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep. O MEC anunciou o lançamento da modalidade em 2019

Dezenas de servidores do Inep, órgão responsável pelo Enem, pediram demissão coletiva de seus cargos em resposta ao que classificam de “má gestão” do instituto, órgão ligado ao Ministério da Educação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp