Magoo News Publicidade 1200x90
18/06/2024 às 07h26min - Atualizada em 18/06/2024 às 07h26min

Disparada do dólar; encontro de Lula com equipe econômica; e pagamento do PIS/Pasep

Alexandre Bazzan
g1

Olá, bom dia!

Dólar volta a subir, e disparada deve acelerar a inflação no Brasil.         

E ainda: Lula reúne equipe econômica para discutir corte de gastos; e governo começa a pagar nova rodada do abono salarial PIS/Pasep.

️

 Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.

• • •

Disparada do dólar deve acelerar a inflação no Brasil

O dólar voltou a subir hoje e fechou a R$ 5,42. Em 2024, a moeda já se valorizou mais de 10% em relação ao real. O movimento de forte alta nas últimas semanas deve continuar pressionando a inflação no país nos próximos meses, dizem especialistas.

Como boa parte dos produtos consumidos no Brasil é importada, os preços sobem toda vez que o dólar sobe. Itens de tecnologia e saúde, que dependem de matéria-prima internacional, são os que ficam mais caros nessa situação. Além disso, combustíveis e alguns alimentos, como milho e trigo, flutuam com mudanças no mercado externo e têm alta dolarização de custos. Saiba como se proteger dos preços altos.

 

Lula se reúne com ministros para discutir cortes de gastos

O presidente Lula se reuniu hoje com a equipe econômica para discutir maneiras de cortar gastos do governo. A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), disse que ele ficou 'mal impressionado' com o aumento de subsídios no país. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente se surpreendeu com a queda da carga tributária em relação ao PIB no ano passado. A tentativa de melhorar as contas públicas acontece após uma semana de atrito com o mercado, que reagiu mal à fala de Lula sobre equilíbrio fiscal apenas com aumento na arrecadação.

 

Nova rodada do abono salarial começa a ser paga hoje

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep referente ao ano-base 2022 começou a ser feito hoje para os nascidos em julho e agosto. Esta será a quinta rodada do benefício liberada pelo governo federal neste ano. No geral, têm direito ao abono funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês. Saiba mais.

Pagamentos de Bolsa Família e Auxílio Gás de junho começam hoje

 

Imagem do dia

Os navios e submarinos de guerra russos que fizeram manobras militares na costa de Havana, na semana passada, começaram a deixar o porto da capital cubana. Moscou garantiu que nenhuma das embarcações portava armas nucleares, mas a operação gerou tensão com os EUA, que enviaram submarinos para monitorar a movimentação. Veja mais.

 

 

O Assunto 

Episódio #1.236Celular deve ser banido para crianças e adolescentes? Natuza Nery conversa com a doutora em educação Lucia Dellagnelo, o escritor Antonio Prata e Camila Bruzzi, do Movimento Desconecta. No próximo episódio:  Greve nas federais – o impasse para o fim

 

 

 

 

também teve isto 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp