Magoo News Publicidade 1200x90
15/06/2024 às 09h20min - Atualizada em 15/06/2024 às 09h20min

Lula no G7; importação de arroz; e PL sobre o aborto

Alexandre Bazzan
g1

Olá, bom dia!

Em discurso no encontro do G7, Lula critica concentração de renda e guerras em Gaza e na Ucrânia.         

E ainda: o que explica o aumento do preço do arroz (e por que o Brasil importa o alimento); e a repercussão do projeto de lei que equipara aborto a homicídio.

️

 Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta sexta-feira até agora.

• • •

Lula participa do G7

O presidente Lula discursou hoje no encontro do G7, grupo com sete grandes democracias que se reúne anualmente. Em sua fala, o brasileiro criticou as desigualdades: "Já passou da hora dos super-ricos pagarem sua justa contribuição em impostos. Essa concentração excessiva de poder e renda representa um risco à democracia". Falou também sobre o conflito na Faixa de Gaza e afirmou que o direito de defesa de Israel se transformou em vingança. Após o pronunciamento, Lula teve reuniões com o papa Francisco, com o presidente Emmanuel Macron, da França, e com Nerendra Modi, da Índia.

O encontro do G7 também teve desconforto entre os participantes depois que Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália e atual presidente do bloco, retirou do texto final a referência específica sobre a importância de "acesso ao aborto seguro e legal". Diplomatas de França e Canadá defenderam a inclusão do tema, mas não conseguiram convencer os italianos.

 

Alta do arroz e por que o Brasil importa o alimento

O clima ruim, o aumento nos custos de produção e a elevação da cotação internacional fizeram com que o preço do arroz subisse mais de 20% desde o ano passado para o consumidor brasileiro. O país produz menos do que consome e já faz importações para suprir essa diferença, mas o governo resolveu ampliar a compra externa depois da tragédia no Rio Grande do Sul, estado que lidera a produção nacional.

As primeiras estimativas apontam que, quando as enchentes começaram, a maior parte da colheita já tinha sido feita. O Ministério da Agricultura, porém, explicou que a importação maior é para tentar evitar especulação e disparada de preços. Saiba mais.

Projeto sobre aborto tem repercussão negativa e protestos

Dois dias após a aprovação da urgência do projeto de lei (PL) que equipara aborto a homicídio, o debate sobre o assunto continua quente. Ontem, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília tiveram protestos contra o PL. E, hoje, um levantamento feito pela Quaest mostrou que a maioria das publicações sobre o tema nas redes sociais tinha críticas à proposta . O governo, que não se posicionou no dia da votação, agora indicou que não vai apoiar o projeto. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, em entrevista à GloboNews, que é contra qualquer mudança na legislação sobre esta pauta.

LEIA TAMBÉM:

Afeganistão e Síria têm punições mais brandas que a prevista no PL

 

 

 

Imagem do dia

Kate Middleton postou uma foto hoje nas redes sociais e falou sobre seu tratamento contra o câncer: "Está progredindo bem, com dias bons e ruins". A princesa deve fazer amanhã sua primeira aparição pública desde que anunciou o diagnóstico. Ela afirmou que está ansiosa pelo desfile em comemoração do aniversário do Rei Charles III. Veja mais

 

 

O Assunto 

Episódio #1.235A pior semana de Haddad no governo. Natuza Nery entrevista o economista Bráulio Borges. Aproveite o fim de semana para ouvir os episódios mais recentes.

 

 

 

 

também teve isto 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp