Magoo News Publicidade 1200x90
11/06/2024 às 18h31min - Atualizada em 12/06/2024 às 00h00min

Proteja o coração e a carteira contra phishing neste dia dos namorados

Os cibercriminosos exploram datas comemorativas para atacar usuários, consumidores e, hoje, os namorados; os pesquisadores da Check Point Software listam as dicas e recomendações contra phishing

JULIANA VERCELLI
https://www.checkpoint.com/pt/
Imagem ilustrativa - Divulgação Check Point Software
Os pesquisadores da Check Point Software voltam a alertar sobre os ataques de phishing em compras e outras atividades online em datas e celebrações. A forma mais comum nesses ataques é a engenharia social, por meio da qual os cibercriminosos visam manipular os usuários para obter informações pessoais sensíveis ou para que cliquem em links maliciosos.

Antes da data de eventos importantes, os golpistas espalham e-mails de phishing e spam promovendo ofertas especiais para atrair usuários a sites fraudulentos e potencialmente maliciosos, o que pode levar à perda de dinheiro, roubo de informações ou até mesmo infecções do computador e dispositivos móveis por malware.

Por isso, neste Dia dos Namorados, os pesquisadores da Check Point Software orientam os usuários quanto aos riscos que acompanham tais ofertas e atividades online. Seguem as principais orientações e dicas de proteção:

Como identificar e-mails de phishing

. Anexos incomuns: Tenha cuidado com e-mails com anexos suspeitos, como arquivos ZIP ou documentos que exigem a habilitação de macros.

. Gramática ou tom incorretos: Embora a IA tenha melhorado a qualidade dos e-mails de phishing, inconsistências na linguagem ou no tom ainda podem ser sinais de alerta.

. Solicitações suspeitas: Qualquer e-mail que solicite informações sensíveis ou faça demandas incomuns deve ser tratado com ceticismo.

Mantendo-se em segurança

. Não responda, nem clique em links ou abra anexos: Interagir com um e-mail suspeito só aumenta o risco.

. Relate e exclua: Relatar e-mails suspeitos antes de excluí-los pode ajudar a proteger outros de cair em golpes semelhantes.

. Invista em soluções antivírus e antiphishing

Dicas de segurança para compras online
 
  • Suspeitar sempre dos e-mails de reconfiguração de senhas: Ao enviar um e-mail falso de redefinição de senha que redireciona o usuário para um site de phishing, os atacantes conseguem obter as suas credenciais de conta. Caso receba um e-mail não solicitado deste tipo, o usuário deve visitar o site diretamente sem clicar nos links anexados e alterar a senha diretamente.
 
  • Nunca compartilhar as suas credenciais: O roubo de credenciais é um objetivo global dos ciberataques. Muitas pessoas reutilizam o mesmo nome de usuário e senha para diversas contas, por isso, é provável que roubar as credenciais de uma só conta dê acesso a um grande número de contas do usuário.
 
  • Atenção às propostas que parecem ser boas demais: Um desconto de 80% em um novo iPhone ou num item de joalharia é normalmente pouco confiável ou seguro para se efetivar a  compra.
 
  • Verificar SEMPRE que a compra online é de uma fonte autêntica: Não clicar em links promocionais enviados via e-mail. Em vez disso, pesquisar no buscador da Internet a loja e clicar no link que o Google ou outro mecanismo de busca oferecer.
 
  • Procurar por erros gramaticais ou de ortografia: Esses são outro potencial indício de um e-mail de phishing. A maioria das empresas usa a verificação ortográfica, portanto, esses erros de digitação devem levantar suspeitas, pois o e-mail pode não ser originário da fonte reivindicada.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA VERCELLI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp