Magoo News Publicidade 1200x90
10/06/2024 às 20h10min - Atualizada em 10/06/2024 às 20h10min

Eleição para o Parlamento Europeu; ataques racistas a Vini Jr; e proposta para cessar-fogo em Gaza

Cauê Muraro
g1

Olá, boa noite!

Direita tradicional e partidos de centro mantêm domínio do Parlamento Europeu após eleição de ontem. Extrema direita tira espaço de partidos ambientalistas, mas avança menos que o esperado.          

E ainda: em decisão inédita, Espanha condena três pessoas a oito meses de prisão por ataques racistas contra Vini Jr; proposta para cessar-fogo na Faixa de Gaza é aprovada no Conselho de Segurança da ONU; e veja o "antes e depois" de hospital tomado pela enchente no Rio Grande do Sul.

️

 Por aqui, Cauê Muraro, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.

• • •

Parlamento Europeu: entenda os resultados da eleição 

Resultados parciais da eleição para o Parlamento da União Europeia divulgados hoje mostram que, apesar do avanço da extrema direita, os partidos de direita tradicional e de centro continuarão a ser maioria. A contagem de votos indicou que a ascensão da extrema direita foi menor que a esperada e que a direita tradicional deve conseguir fazer alianças que lhe garantam o poder. Siglas da esquerda sofreram perdas significativas: a maior derrota foi a de legendas ecologistas/ambientalistas.

Com sede em Estrasburgo, na França, o parlamento é um dos dois órgãos legislativos da União Europeia. Os membros têm a responsabilidade de aprovar ou rejeitar leis do principal bloco econômico do mundo e de tomar decisões sobre o orçamento. 

Na França, o bom desempenho da extrema direita, que no país é liderada por Marine Le Pen, levou o presidente Emmanuel Macron a dissolver o parlamento nacional e convocar novas eleições legislativas. Macron, que tem mandato até 2027 e governa em aliança com partidos de centro no legislativo, disse que fez isso para que o povo francês decida, ao votar, que tipo de parlamento quer ter.

Saiba como foram os resultados em cada país.

 Veja, a seguir, detalhes da eleição:
  • Direita - Encolheu de 39% para 36% do total de 720 assentos, principalmente devido ao recuo do partido Renascimento, do presidente da França, Emmanuel Macron. Ainda assim, permanece a principal força no Parlamento Europeu. Já o Partido Popular europeu (de centro-direita) angariou o maior número de cadeiras: 186. 
  • Extrema direita - Lideradas pela francesa Marine Le Pen e pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o bloco passou de 16,7% para 18,1% de representação no parlamento. (Essa conta não inclui o Afd, da Alemanha, expulso do grupo de Le Pen após um dirigente dizer que nem todos os soldados nazistas eram criminosos de guerra.)
  • Verdes - Força tradicional no legislativo europeu, o partido ambientalista encolheu de 10% para 7% sua representação. 
  • Esquerda - Formado pelo partido socialista e outras siglas de esquerda, o bloco também teve um leve recuo: de 25% na legislatura anterior para 23%. De forma isolada, a aliança socialista e democrata foi a segunda mais votada na eleição, conquistando 135 dos 720 assentos.

 

'Sou algoz de racistas', diz Vini Jr sobre condenação de torcedores

Três espanhóis foram condenados hoje a oito meses de prisão por injúrias raciais contra o jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid. A sentença é a primeira condenação na Espanha por um caso de racismo no futebol. Os três foram identificados entre os torcedores do Valencia que xingaram o atacante de "macaco" durante um jogo em maio do ano passado. Um deles foi identificado pelo próprio atleta ao final da partida. A polícia encontrou outros dois por meio de câmeras instaladas no estádio. 
 "Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos", declarou Vini Jr. "Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar." Leia mais.

 

Proposta dos EUA para cessar-fogo em Gaza é aprovada no Conselho de Segurança da ONU  

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje uma resolução de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O texto foi proposto pelos Estados Unidos. O placar foi de 14 votos a favor, zero contra e uma abstenção (da Rússia). A aprovação do projeto, contudo, não significa que ele será cumprido. Em março, o Conselho já havia aprovado cessar-fogo imediato, o que não foi seguido nem por Israel, nem pelo Hamas. 

 "Hoje, o Conselho manda uma mensagem clara ao Hamas: aceite a proposta posta na mesa. Israel já aceitou o acordo, e os combates poderiam parar hoje, se Hamas fizer o mesmo. Repito: os combates poderiam parar hoje", afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

VEJA TAMBÉM:

▶️

▶️

 Israel divulga bastidores da ação que resgatou reféns

 

Imagem do dia

Mais de um mês após o início das enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul, começou hoje a limpeza do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), referência para 103 municípios, onde vivem 3 milhões de pessoas. No térreo, a água chegou a 2 metros de altura. O prejuízo estimado inicialmente é de R$ 37 milhões. Não há uma data definida para a retomada dos atendimentos.

A água tomou o local na madrugada de 3 de maio, quando havia 100 pacientes na unidade. Todos foram retirados – alguns deles tiveram de sair por um buraco aberto na parede do segundo andar. Veja fotos do "antes e depois".

VEJA TAMBÉM:

▶️

▶️

 Fotos: aeroporto de Porto Alegre passou por limpeza

▶️

▶️

 Igreja que ficou com 3 m de água tinha bíblias intactas

 

 

O Assunto 

Episódio #1.231Formados de mais, empregos de menos. Natuza Nery conversa com  Juliana Causin, repórter do jornal "O Globo", e Ildo Lautharte, economista do Banco Mundial. Amanhã: os novos rumos do Parlamento Europeu.

 

 

 

 

também teve isto 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp