Magoo News Publicidade 1200x90
06/06/2024 às 15h41min - Atualizada em 10/06/2024 às 06h04min

Rinomodelação x Rinoplastia: quais as diferenças?

Apesar dos nomes parecidos, que geram confusão, os procedimentos têm características e técnicas bem diferentes  

EDUARDO BETINARDI
Divulgação

 

 

 

Os dados mais recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês) demonstram que o Brasil é o segundo país do mundo que mais faz cirurgias plásticas, foram 87.879 em 2020, e entre os cinco procedimentos mais comuns está a intervenção no nariz. Existem dois tipos de intervenção no nariz, a Rinoplastia Cirúrgica e a Rinomodelação com Preenchedores, cada método tem suas particularidades, vantagens e desvantagens, e são indicados em situações distintas. 

 

“A escolha entre Rinomodelação com Preenchedores e Rinoplastia Cirúrgica depende das necessidades e expectativas do paciente. Para pequenas mudanças ou alterações temporárias com recuperação rápida, a Rinomodelação é uma excelente opção. Já para mudanças significativas e duradouras, correções estruturais ou funcionais significativas, a Rinoplastia Cirúrgica é mais indicada”, conta o médico Thiago Sasso, otorrinolaringologista e especialista em cirurgia da face do Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), principal referência da América Latina. 

 

Rinomodelação com Preenchedores

 

A Rinomodelação com Preenchedores é minimamente invasivo que utiliza preenchedores dérmicos, geralmente compostos de ácido hialurônico, para alterar a forma do nariz. Este procedimento é realizado muitas vezes em consultório e tem ganhado popularidade devido à sua praticidade. É rápida e pouco invasiva, leva em média de 30 a 60 minutos para ser realizada, não requer cortes ou anestesia geral. 

 

A  recuperação é imediata e o paciente pode retomar suas atividades diárias logo após o procedimento. As alterações são visíveis geralmente em poucos dias após a aplicação. “Na maioria das vezes é possível reverter boa parte das mudanças, mas é importante frisar que nem sempre haverá reversão completa”, detalha o especialista. Porém, neste tipo de procedimento os efeitos têm uma duração limitada a cerca de 12 a 18 meses, necessitando retoques periódicos. Pelo resultado ser temporário, a longo prazo as múltiplas aplicações podem atingir valores elevados.

 

“Por ser um procedimento que utiliza preenchedores, a Rinomodelação apenas aumenta ou volumiza áreas do nariz. Não é possível reduzir o tamanho ou corrigir problemas estruturais graves. É indicada para ajustes estéticos menores, como levantamento sutil da ponta do nariz, suavização de alguns tipos de giba (ossinho saltado do nariz) ou corrigir pequenas assimetrias”, avalia. Pacientes que desejam mudanças temporárias, ou que querem experimentar uma mudança prévia antes de uma cirurgia permanente, podem optar por este método. 

 

Rinoplastia Cirúrgica

 

A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que altera permanentemente a estrutura do nariz. É realizada por um médico cirurgião especializado, pode ser feita por motivos estéticos e/ou para correção de problemas respiratórios. Entre os prós, estão os resultados, já que as alterações são duradouras, geralmente sem necessidade de retoques periódicos. “É possível reduzir o tamanho do nariz, alterar a forma das narinas, corrigir desvio de septo e outros problemas estruturais. Além da estética, pode melhorar a respiração no mesmo momento”, avalia Sasso. 

 

A recuperação é mais lenta, pode levar de semanas a meses, e envolve anestesia geral, cortes e maior risco de complicações, como infecção, hemorragia e cicatrizes. É indicada para quem deseja mudanças permanentes, correções estruturais ou problemas funcionais e onde os resultados da Rinomodelação não seriam suficientes para alcançar os objetivos desejados. “A decisão final deve ser tomada em conjunto com um profissional qualificado que poderá avaliar as condições específicas e orientar sobre o melhor procedimento para cada caso”, finaliza o médico. 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO BETINARDI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp