Magoo News Publicidade 1200x90
06/06/2024 às 15h20min - Atualizada em 10/06/2024 às 05h59min

“Não podemos controlar o clima, mas podemos controlar como as plantas se defendem dele”, afirma especialista da Acadian

MARIANA TABATIANO
Crédito - Divulgação
As variações drásticas de temperatura têm sido assunto recorrente em todo o mundo. Ondas de calor extremo e picos altíssimos de chuva colocam a população global em alerta. Além de afetar a saúde das pessoas, os efeitos climáticos interferem na produção de alimentos, que depende diretamente do clima.
“Não podemos controlar o clima, mas podemos controlar como as plantas se defendem dos desafios impostos por ele. Os bioestimulantes – por exemplo – possibilitam que as plantas alcancem maior produtividade em situações em que as condições ambientais não são ideais”, explica Gustavo Gonella, diretor de marketing da Acadian Plant Health (APH) para a América do Sul.
Uma das soluções naturais que tem se mostrado eficiente diante dos desafios climáticos é a alga marinha Ascophyllum nodosum, que se reproduz em zonas intermaréproveniente de áreas frias do Atlântico Norte. “Soluções sustentáveis, como os extratos dessa alga, fortificam as raízes das plantas desde o estabelecimento dos cultivos. Dessa forma, maximiza-se o rendimento e a qualidade da cultura, contribuindo para um sistema radicular saudável”, explica Ricardo Dias, Head Business da Acadian no Brasil e no Paraguai.
Por suas características de resistência às temperaturas extremas, a Ascophyllum nodosum se torna uma importante aliada dos agricultores, não apenas nas épocas de plantio, mas durante todo o período da safra. “Os extratos de Ascophyllum contribuem para a maior eficiência dos insumos, ajudando em programas de gerenciamento de fertilizantes e oferecendo melhor eficiência hídrica nas plantações durante eventos climáticos significativos. Esses ganhos são fundamentais em períodos de desafios em relação ao clima”, finaliza Dias.  
Alga marinha Ascophyllum nodosum
Exclusiva de águas frias do Atlântico Norte, a alga marinha Ascophyllum nodosum é comum em zonas intermaré, sob condições inóspitas: em determinados períodos, fica submersa em água salgada; em outros, exposta à desidratação, em razão da maré baixa. Dessa forma, enfrenta temperaturas extremas. Tais características fizeram com que ela desenvolvesse mecanismos de sobrevivência por meio de compostos bioativos.
Sobre a Acadian Plant Health
A Acadian Plant Health (APH), fundada em 1981 no Canadá, é a maior empresa independente de colheita, cultivo e extração de plantas marinhas do mundo, além de líder internacional em soluções biológicas sustentáveis baseadas em ciência para cultivos de alto valor, bem como para cultivos em larga escala. A empresa está comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores patenteados, com foco em sustentabilidade e agricultura regenerativa. Com atuação em mais de 80 países e cerca de 400 colaboradores no mundo, a APH se dedica a pesquisas com Ascophyllum nodosum, alga marinha que deu origem a seus bioativadores. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DE SOUZA MARTINS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp