Magoo News Publicidade 1200x90
07/06/2024 às 08h09min - Atualizada em 07/06/2024 às 08h09min

Itabira agora tem posto de coleta da Hemominas; saiba os critérios para doar

SeServiço de coleta de sangue começou a funcionar nesta quinta-feira (6), no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A princípio, as coletas serão realizadas nas quintas-feiras, com atendimento agendadorviço de coleta de sangue começou a funcionar nesta quinta-feira (6), no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A princípio, as coletas serão realizadas nas quintas-feiras, com atendimento agendado

ASCOM

Começou a funcionar, nesta quinta-feira (6), o serviço de coleta de sangue do primeiro Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas em Itabira. O espaço, localizado no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), recebeu neste primeiro dia 30 doadores, agendados previamente.

A princípio, as coletas serão realizadas nas quintas-feiras, das 7h30 às 14 horas. Para doar, será necessário fazer agendamento prévio, pelos telefones 3067-2790 e 98383-3620 (whatsapp). Os agendamentos também poderão ser feitos presencialmente, por ordem de chegada, respeitando a capacidade instalada na unidade e o horário de funcionamento.

Em um primeiro momento, serão atendidos 60 doadores semanalmente. No entanto, o posto tem capacidade para funcionar todos os dias e aumentar o número de doadores. Na fase mais ampla do projeto, espera-se atender 2.400 candidatos à doação e coletar, pelo menos, 1.900 bolsas ao ano, ou seja, 200 doadores por mês, sendo coletadas cerca de 50 bolsas em cada dia de funcionamento.

A implantação do PACE em Itabira vai possibilitar a ampliação do número de candidatos à doação de sangue, uma vez que os voluntários não precisarão ir até Belo Horizonte para doar. Vale ressaltar que o posto avançado tem uma estrutura semelhante a uma unidade de coleta da Hemominas.

Quem pode doar?

A Fundação Hemominas adota critérios para avaliar quem se encontra apto ou não a doar sangue. Tais fundamentos são estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, visando a proteção e segurança dos doadores e receptores.

Para doar sangue é necessário:

- Ter idade entre 16 e 69 anos (para candidatos entre 16 e 17 anos ou com mais de 60 anos, há normas e exigência de documentações específicas)

- Possuir ou estar com boa condição de saúde

- Pesar mais de 50 quilos

- Estar descansado (dormir, pelo menos seis horas, na noite anterior à doação)

- Estar alimentado e hidratado (não é aconselhável doar sangue em jejum. Pela manhã, recomenda-se uma alimentação leve, evitando alimentos gordurosos. Após o almoço ou refeições gordurosas, é necessário aguardar quatro horas para realizar a doação).

Saiba mais no site oficial da Fundação Hemominas: https://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes#criterios-gerais


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp