Magoo News Publicidade 1200x90
05/06/2024 às 18h42min - Atualizada em 05/06/2024 às 18h42min

Dia Mundial do Meio Ambiente tem homenagem ao Sr. Intelecto e debates em Itabira

As ações voltadas à preservação e sensibilização ambiental serão estendidas até o final de semana

ASCOM

Comemorado anualmente em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi celebrado com uma homenagem ao Sr. Raimundo Cesário da Costa “Intelecto” e com debates sobre as mudanças climáticas e as unidades de conservação. As atividades seguem durante a semana, com feira de adoção animal e evento no Parque Natural Municipal Ribeirão São José.

As atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), aconteceram no Parque Natural Municipal do Intelecto, com a inauguração do busto em homenagem ao Sr. Intelecto. Itabirano da comunidade de Quilombo, Raimundo Cesário foi um ambientalista responsável por zelar pela área verde onde hoje está instalado o parque. Cultivava hortaliças e árvores frutíferas, e vendia seus produtos pelas ruas da cidade. Familiares do homenageado participaram da solenidade e receberam com gratidão a escultura assinada pelo artista itabirano Genin Guerra.

 

 

“Uma homenagem muito merecida a quem garantiu que Itabira hoje tivesse esta área verde no meio da cidade. Se não fosse a atuação do Sr. Intelecto e o afinco com que ele cuidava desse parque, hoje isso não existiria”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage.

Maria das Graças Costa - Filha do sr. Intelecto

Debate

A Roda de Conversa reuniu o secretário de Meio Ambiente, Denes Lott e representantes de Unidades de Conservação. Romina Belloni, representou o Parque Nacional Serra do Cipó; Alex Amaral, o Parque Estadual Mata do Limoeiro; Filipe Moura, o Instituto Bromélia, e Douglas Silva, falou pela Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça.“Itabira é cercada por várias reservas naturais que são também laboratórios vivos para a inovação e a sustentabilidade. Com sua vasta diversidade de ecossistemas, oferece oportunidades para o desenvolvimento de práticas de conservação, pesquisa científica e educação ambiental”, afirma o secretário de Meio Ambiente Denes Lott, que ainda completa: “nesta roda de conversa falamos como as Unidades podem servir de modelos inspiradores para enfrentar os desafios das Mudanças Climáticas. Bem como podemos proteger e preservar nosso ambiente natural, garantindo um futuro mais sustentável para todos os habitantes de nossa cidade e para as gerações vindouras”.

 

Agenda segue 

No sábado, 8 de junho, acontece a Feira do Programa Proteção Animal de Adoção de Cães. O evento será no espaço da Feira dos Agricultores, das 08h às 12h. Interessados deverão preencher a ficha de adoção responsável, ser maior de idade e apresentar documentos de identidade.Finalizando a Semana do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal Ribeirão São José, recebe no domingo (9), das 11h às 16h, o “Encontro no Parque”, com muita música, comidas, bebidas e diversão.

O Parque Natural Municipal Ribeirão São José é uma unidade de conservação que fica na estrada entre Itabira e Nova Era. O Parque é marcado por belezas naturais e construções históricas, sendo uma boa opção para o passeio turístico. Neste dia, especificamente, uma linha de ônibus atenderá a comunidade.

Confira o itinerário:

Saída às 10h - Av. João Soares da Silva, rua Dona Zezeca, Av. Carlos Drummond de Andrade, Av. João Pinheiro, Rua Juca Machado, Av. Duque de Caxias, Rua Prefeito Virgilino Quintão, Av. Osório Sampaio, Rua Sebastião Calixto da Mata, Av. Cristina Gazire, Av. Prefeito Lí Guerra, Rodovia MGC 120 e estrada do Ribeirão São José, seguindo até a entrada da Usina.Retorno: Itinerário inverso ao da Ida, às 15h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp