Magoo News Publicidade 1200x90
23/05/2024 às 21h18min - Atualizada em 23/05/2024 às 21h18min

Mais alagamento em Porto Alegre; absolvição do governador do RJ; e câmeras de PMs em SP

Alexandre Bazzan
g1

Olá, boa noite! 



Volta da chuva intensa em Porto Alegre faz a água subir por bueiros e alagar novas regiões da cidade, e o nível do Guaíba se eleva novamente, após dias de recuo.  

E ainda: TRE retoma julgamento de pedido de cassação do governador do Rio de Janeiro; e governo de SP anuncia câmeras corporais que permitirão aos PMs decidir gravar ou não suas ações (no sistema atual, a filmagem ocorre o tempo todo). 

️

 Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.

• • •

Com chuva intensa, água sobe por bueiros e volta a alagar Porto Alegre

A chuva que retornou com força a Porto Alegre na madrugada de hoje alagou novamente ruas e avenidas da cidade. Em alguns bairros, a água subiu por bueiros, inundando regiões que ainda não tinham sido afetadas. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Maurício Loss, o barro espalhado pelas cheias das últimas semanas já estava seco e bloqueou passagens de galerias pluviais, impedindo o escoamento.

"Aquilo que era um problema das áreas alagadas estendeu-se, praticamente, a toda a cidade, com essa chuvarada", disse o prefeito Sebastião Melo (MDB). O nível do Lago Guaíba, que baixou seguidas vezes nesta semana, subiu 14 cm. Para piorar, o Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva e queda de temperatura nos próximos dias. 

VEJA TAMBÉM:

▶️

▶️

 85% dos pontos de monitoramento de rios não enviam dados em tempo real

▶️

▶️

 Governo testa novo alerta de desastres que dispara som no celular

 

TRE rejeita pedido de cassação de Cláudio Castro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) rejeitou, por 4 a 3, o pedido de cassação do governador Cláudio Castro , do vice Thiago Pampolha, do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e de outras dez pessoas. Eles eram acusados de desvios de verba de uma estatal e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para favorecerem suas candidaturas. O relator havia votado na semana passada pela cassação, mas foi vencido pelos seus pares. Dois desembargadores reconheceram indícios de ilegalidade, mas disseram não enxergar motivação eleitoral nos malfeitos. Outros dois alegaram não haver provas suficientes para a condenação. O Ministério Público Eleitoral ainda pode recorrer ao TSE.

 

Com novas câmeras, PMs de SP poderão escolher filmar ou não ações

O governo de São Paulo lançou hoje um edital para a contratação de 12 mil câmeras corporais para a Polícia Militar. Os novos equipamentos darão aos PMs o poder de escolher o momento em que a gravação será iniciada e encerrada . No modelo atual, os aparelhos registram na íntegra a rotina dos agentes. Estudos apontam que a adoção das câmeras na farda reduziu a letalidade policial, e especialistas temem que a troca de sistema possa dificultar investigações de atos de violência cometidos por PMs. O governador Tarcísio de Freitas afirma que as câmeras poderão ser acionadas de forma remota, o que aumenta o controle.

VEJA TAMBÉM:

▶️

▶️

 Ministro dos Direitos Humanos critica medida: 'Retrocesso inominável'

 

Imagem do dia

g1 publicou hoje uma reportagem de cortar o coração. A chimpanzé Natalia, que vive no zoológico de Valência, na Espanha, se recusa a soltar seu filhote, que morreu há 3 meses. O corpo já passou por um processo natural de decomposição, mas o zoológico se certificou de que isso não resultaria em problemas sanitários. Dessa forma, Natalia, que tem 21 anos, pode passar por uma separação gradual da cria, até que se sinta preparada para deixá-la. Saiba mais.

 

 

O Assunto 

Episódio #1.220Organizadora do caos - Quem é a mulher forte da campanha de Trump. Natuza Nery recebe Maurício Moura, doutor em economia, e Brian Winter, editor da revista "Americas Quarterly". No próximo episódio: Haddad na trincheira política.

 

 

 

 

também teve isto 

 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp