Magoo News Publicidade 1200x90
23/05/2024 às 07h27min - Atualizada em 23/05/2024 às 07h27min

Eleição antecipada no Reino Unido; reconhecimento do Estado Palestino; e a situação no RS

Alexandre Bazzan
g1

Olá, bom dia!


Primeiro-ministro do Reino Unido dissolve o parlamento e antecipa eleições.  

E ainda: Noruega, Espanha e Irlanda reconhecem Estado Palestino, sob críticas de Israel; e o Guaíba fica abaixo de 4 metros pela primeira vez em 19 dias, mas RS tem previsão de novos temporais.

️

 Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quarta-feira até agora.

• • •

Premiê britânico convoca eleições antecipadas e dissolve Parlamento

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, dissolveu o Parlamento e antecipou as eleições gerais para 4 de julho — a disputa estava prevista para acontecer em janeiro do ano que vem. O anúncio, feito hoje, pegou de surpresa até membros do Partido Conservador, ao qual pertence o premiê. Ele tomou a decisão por acreditar que a atual estabilidade econômica do país pode favorecê-lo.

Ainda assim, as pesquisas de intenção de voto apontam amplo favoritismo do líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, principal rival de Sunak. Caso isso se confirme, os trabalhistas voltariam ao poder depois de 14 anos. Além disso, o Reino Unido teria seu quarto primeiro-ministro em um período de apenas dois anos.

 

Noruega, Espanha e Irlanda reconhecem Estado Palestino

Em um gesto histórico, Noruega, Espanha e Irlanda anunciaram hoje o reconhecimento de um Estado Palestino independente. A decisão conjunta foi tomada um mês após a Assembleia Geral da ONU ter aprovado uma resolução que abre caminho para o reconhecimento do território como membro da entidade. O chanceler israelense Israel Katz anunciou a convocação dos embaixadores dos três países em Tel Aviv para esclarecimentos e chamou de volta seus representantes diplomáticos em Oslo, Madri e Dublin.

 Brasil e mais 142 países já reconhecem Estado Palestino; veja lista

 

Guaíba tem menor nível em quase 3 semanas, mas bairro volta a alagar

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo de 4 metros pela primeira vez em 19 dias. Entretanto, o Rio Grande do Sul tem previsão de novos temporais entre hoje e amanhã , incluindo a Região Metropolitana da capital. Na capital, moradores do bairro Humaitá — um dos mais atingidos e que ainda está alagado — fizeram um protesto e bloquearam uma rodovia durante a passagem do prefeito Sebastião Melo (MDB). Ele estava acompanhado pelos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional. Em Pelotas, no sul do estado, as enchentes causadas pela Lagoa dos Patos persistem. Para piorar, choveu granizo agora à noite.

▶️

▶️

 RS registra 2 mortes e 29 casos de leptospirose

 

Imagem do dia

Apesar de o nível do Guaíba ter baixado, algumas ruas do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, voltaram a alagar hoje. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informou que a inundação foi causada pelo desligamento temporário de uma estação de bombeamento e pelo retorno de águas do Arroio Dilúvio, que está cheio. Por causa disso, a água subiu pelos bueiros. Saiba mais.

 

 

O Assunto 

Episódio #1.219Irã - O colapso na saúde do Rio Grande do Sul. Natuza Nery recebe o infectologista Renato Kfouri e o especialista em emergência de saúde pública Diego Ricardo Xavier. No próximo episódio: a nova campanha de Trump nos EUA.

 

 

 

 

também teve isto 

 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp