Magoo News Publicidade 1200x90
09/05/2024 às 07h10min - Atualizada em 09/05/2024 às 07h10min

Mais chuvas no RS; a situação do Guaíba; e o FGTS para afetados pelas enchentes

Alexandre Bazzan
g1

Olá, bom dia!

Número de mortos pelos temporais sobe para 100 no Rio Grande do Sul, que deve sofrer com mais chuvas nos próximos dias.  

E aindanível do Guaíba começa a baixar, mas áreas de Porto Alegre seguem submersas; e governo federal libera o FGTS para afetados pelas enchentes.

️

 Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quarta-feira até agora.

• • •

Com 100 mortos, RS deve ter mais dias de chuvas fortes pela frente

Subiu para 100 o número de mortos pelos temporais no Rio Grande do Sul. Há 130 pessoas desaparecidas e 374 feridas.  As chuvas, que já destruíram 100 mil casas , voltaram hoje e acenderam o alerta em áreas já devastadas por enchentes e deslizamentos. Pela manhã, a Defesa Civil emitiu um aviso para novas precipitações e vento acima dos 90 km/h em grande parte do estado. A causa é a chegada de uma nova frente fria, que deve derrubar as temperaturas.

Em Porto Alegre, a chuva e o vento forte interromperam o trânsito de barcos usados no resgate de moradores ilhados em áreas alagadas pela cheia do lago Guaíba. A capital pode receber, nos próximos cinco dias, um volume de chuva superior à média esperada para maio inteiro. A previsão mais grave, entretanto, é para o Sul do estado, que  tem alerta de perigo extremo de tempestades e já começa a ter inundações. 

▶️

▶️

 TEMPO REAL: acompanhe a cobertura da tragédia no RS

▶️

▶️

 Quando para de chover? Chave é o bloqueio atmosférico

 

Nível do Guaíba diminui, e FGTS é liberado para afetados por enchentes

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 20 centímetros em 24 horas. Apesar disso, o lago segue mais de 2 metros acima da cota de transbordamento (3 metros), e não há previsão de quando a situação vai se normalizar.

Na tarde de hoje, o governo federal fez alguns anúncios:

 

Imagem do dia

A tragédia do Rio Grande do Sul também tem afetado os animais da região. Um dos abrigos de Porto Alegre criou uma sala para receber os pets das pessoas resgatas, com direito a passeio e integração com os bichinhos. Hoje, um registro chamou atenção: um cavalo que se refugiou no telhado de um imóvel em Canoas, na Região Metropolitana. A Defesa Civil fez uma operação para salvar o animal, mas o resgate não havia sido confirmado até o envio desta newsletter.

 

 

O Assunto 

Episódio #1.209A vida na Porto Alegre colapsada. Natuza Nery conversa com a jornalista Kelly Matos, que mora na capital gaúcha. No próximo episódio: as crianças no centro da tragédia no RS.

 

 

 

 

também teve isto 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp